Selo Abradi

É muito comum que as pessoas confundam UI (User Interface) e UX (User Experience), tanto por conta da nomenclatura, quanto pelo fato de que ambas fazem parte do mesmo universo e, por isso, estão profundamente ligadas entre si.

Afinal de contas, qual a diferença entre ui e ux e para que isso serve?

A maioria das dúvidas relacionadas às duas áreas está ligada à dificuldade de compreender os processos para os quais cada uma delas são destinadas. Por isso, para entendermos a função de UX e UI, é preciso compreender o que esses dois são individualmente:

  • UI: (Use Interface ou Interface do Usuário) é onde esse usuário pode interagir com o seu produto. Ela é responsável pelo aspecto visual de um projeto, pelo qual o usuário pode interagir através de uma rede social, de um aplicativo, de um site ou mesmo de um produto físico

    Em suma, é tudo aquilo que pode ser percebido visualmente e que favoreça a interação com o usuário. Pode ser um botão, um som ou qualquer coisa que, além de atrair a atenção facilite e torne o contato com o produto, marca ou serviço intuitivo e prazeroso;
  • UX: (User Experience ou Experiência do Usuário) tem relação com o aspecto emocional que o contato com o seu produto pode trazer. UX é a ciência que pensa na relação entre usuário e produto, ela abrange todos os pontos de contato com o cliente, favorecendo o trabalho de SEO do website e ajudando a garantir o sucesso dessa experiência.

    O UX pode ser responsável por evitar grande parte dos equívocos no marketing digital, melhorando a performance e os resultados da empresa. Além disso, auxilia na fidelização de clientes, favorecendo a geração de leads.

O que você precisa saber é que processos como análise de dados, pesquisa, testes de usabilidade, entrevistas com usuários etc., são abrangidos pelo UX, bem como alguns processos de UI, como visual design e design de interface.

Resumindo tudo: UI é como o usuário vai interagir como seu produto (aspecto físico); enquanto UX é qual (is) sentimento (s) o usuário vai levar dessa interação (aspecto emocional). Um conceito está diretamente ligado ao outro e um não existe sem o outro, é por isso que é tão comum confundir os dois.

De que forma o UX/UI WordPress pode impactar nas vendas do meu produto/serviço e na divulgação da minha marca?

O WordPress é uma das plataformas digitais mais famosas do mundo. Empreendedores de diferentes áreas utilizam esse canal, a fim de divulgar seus produtos ou serviços e conseguem excelentes resultados, quando fazem o uso do UX/UI WordPress de maneira correta.

Investir em um blog ou website é uma alternativa essencial, especialmente nos dias atuais. Essas plataformas podem ser o primeiro contato do cliente com a sua marca e com os seus produtos ou serviços. É por isso que UX/UI WordPress pode ser um diferencial para sua empresa.

Disponibilizar uma página digital, cuja interface tenha sido detalhadamente pensada para possibilitar a total interação do usuário com os produtos, é o que pode proporcionar um contato positivo, possibilitando a geração de mais leads.

Cada cor escolhida para compor sua interface, os botões e as disposições dos ícones na página, o conteúdo, a fonte, os vídeos e sons, a velocidade do site, tudo influência a interação do usuário com o seu site e, consequentemente, com o seu produto e com a sua marca.

O que decorre dessa preocupação com uma interface que viabilize a interação com o usuário, é a experiência positiva dele. Quando esse usuário consegue se sentir confortável, acolhido e satisfeito com o contato que teve através do seu blog ou website, significa que o objetivo foi alcançado.

Como desenvolver UX/UI WordPress

Como já mencionamos, uma interação positiva do usuário com o seu website é o que poderá resultar numa experiência satisfatória para o usuário em relação a sua empresa. E esse é o marketing que impulsiona as vendas e o buzz entre os clientes que a sua marca precisa para se consagrar no mercado.

O UX/UI WordPress é essencial para você que deseja atingir a conversão de usuários através do contato deles com o seu produto. Para isso é indispensável colocar o usuário em primeiro lugar, pensando nesse primeiro contato como a porta de entrada para possíveis parcerias futuras.

Mas talvez você tenha dúvidas de como desenvolver UX/UI WordPress e não saiba direito por onde começar. Que tal receber a ajuda de profissionais dessa área para não precisar pensar em tudo isso sozinho?

A Agência 242 é especialista em marketing digital e realiza todos os serviços baseando-se em indicadores. Por isso tem vários casos de sucesso e é reconhecida como Agência Digital do Ano pela ABRADI-SP. A Agência 242 está preparada para desenvolver UX/UI WordPress, bem como todos os serviços que envolvam a área de marketing digital, te ajudando a alcançar o sucesso!

Consultor de Marketing

Fale agora com um Consultor Especialista em Marketing Digital

*Campo de preenchimento obrigatório