Storytelling na comunicação

Por André Di Francci
Blog | 10.01.2018
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O storytelling é uma das habilidade mais antigas da civilização. Quantas vezes nos sentamos em uma roda de amigos ou familiares para ouvir e contar uma boa história? E quantas vezes nos emocionamos com histórias apresentadas em filmes, séries, animações, entre outras nas telinhas? Essa habilidade se chama “storytelling”. A habilidade de contas histórias. Qual o seu papel na comunicação? Ela funciona em quais cenários? On ou off line? Na verdade, essas questões respondem outras questões. Elas podem funcionar em todas elas, funcionam com no contexto atual da comunicação, no mundo all-line.

 

Storytelling no mundo all-line

Sim, hoje o mundo é all-line! Já foi o tempo em que falávamos de meios online e offline como duas coisas distintas. Ter uma boa história e integra-la nos dois canais e espalhar sua história entre os 4 cantos do planeta é uma estratégia que se conecta com o dia a dia do seu consumidor. O comportamento é de multitela. Aproveitando períodos estratégicos ou anos de grandes eventos, criar uma boa história – como forma de comunicação – leva seu consumidor a um universo totalmente novo. O seu universo.

O que podemos aprender com a industria cinematográfica e utilizar como modelo de storytelling, é a sua capacidade criativa de contar histórias em diversos pontos de vistas. Diversas histórias demonstram uma criatividade pura, mostram como é incrível o poder de uma narrativa para vender. Isso mesmo, vender! Seja uma ideia, um sentimento, ou, um produto/serviço, a história e o discurso, quando abordados de maneira criativa e correta, vendem.

Para marcas, em geral, ter uma história para contar e contar ela com vigor e criativamente, gera engajamento, credibilidade e muitos fãns. Não é à toa que Disney, Pixar, até mesmo uma empresa global como a Coca-Cola e Lacoste, arrecadam centenas de milhares de fãns de carteirinha. Elas têm o que contar, elas têm histórias vendedoras, para encantar, para defender um posicionamento ou até mesmo um discurso. Essas histórias podem ser criadas (como filmes e personagens), ou baseadas em fatos reais (como a própria história da empresa, aliás a arte imita a vida). Essas histórias se desdobram em forma de comunicação. Seja no meio digital ou no meio impresso, desde um post nas redes sociais, até na embalagem do produto.

 

Boas histórias vendem, SIM!

Aquele papo de boca a boca, de porta em porta vende. Mas por que vende? Porque o vendedor, é um vendedor de sonhos. Ele vende seus produtos como defendem e acreditam na marca que estão representando. É exatamente assim que a comunicação da sua empresa deve ser. Deve vender sonhos, deve vender praticidade, e sua história – como discurso, ou, como campanha – deve abordar o real motivo de se ter aquele produto. Entender o que o seu público alvo quer e entregar além das expectativas – é aí que você emociona – através de um bom argumento, vende com a mesma eficácia de um vendedor de sonhos. Aliás, quando sua empresa atingir esse status, ela própria venderá sonhos. A partir desse momento que se desenvolve um bom posicionamento nas redes sociais e na comunicação em geral.

 

Quando sei que tenho uma boa história?

Você tem um produto ou um serviço. Ele agrega valor pra quem? Qual o motivo dele existir? Pense da seguinte forma: tenho um produto na minha cartela de produtos. Ele foi criado por algum motivo. Pessoas trocam dinheiro por ele, por algum motivo. É aí que você entende o que pode utilizar para criar uma boa história.

 

Case Disney e Pixar

A Disney é um verdadeiro caso de sucesso de storytelling. Sua história já foi transformada em livros e filmes. Suas animações e histórias são uma das mais famosas do mundo. Quem diria que um rato poderia transformar vida de diversas crianças? Ou quem diria que brinquedos poderiam ter vida própria e sentimentos? São boas histórias. São emocionantes.

Para conhecer mais sobre a história da Disney, não precisa ir para tão longe. Na Netflix você encontra a história de Walt (fundador da empresa). É só procurar por “Walt antes da Disney” e se emocionar.

Já a Pixar deixa disponível em suas redes sociais diversos conteúdos de como suas histórias são contadas, ou como seus universos são interligados. Mas uma indicação para quem gosta de leitura, é o livro “Criatividade S.A.”, que conta a história da empresa e como funciona o processo de Co-criação e inovação das suas principais obras de sucesso.

 

Case Coca-Cola

A Coca-Cola é um verdadeiro exemplo de como uma boa história vende. Seu discurso, durante muitos anos, é “vender” união, felicidade, sorrisos. Suas campanhas são globais, defende seu posicionamento e continua emocionando o mundo todo. Para um liquido preto, que nasceu como xarope e se transformou na principal bebida nas mesas das famílias do mundo todo, alguma boa história saiu daí. Exatamente: seu produto é bom, mas suas campanhas publicitarias são sensacionais. Basta curtir um comercial que você já se encontra em estado de arrepios. Isso, pois suas histórias abordam união familiar, união entre pessoas e felicidade.

 

Case Lacoste

A Lacoste vem abordando constantemente em sua comunicação a história da empresa. Em um de seus comerciais, é abordada, sem nenhuma palavra (isso mesmo, sem narração ou leterring) a tradição e seus anos no mercado da moda. O comercial é uma verdadeira aula de storytelling. Acompanhe e se emocione. Se arrepie.

 

Esses são alguns exemplos de bons storytelling aplicado na comunicação.

Se você gostou desse texto, navegue pelo blog e conheça mais assuntos do mercado em primeira mão.

 

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