Selo Abradi

O marketing digital imobiliário pode ser aplicado com diversos objetivos: tornar a empresa mais conhecida, divulgar seus produtos, conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes, aumentar o número de vendas ou criar uma identidade mercadológica positiva, apenas para citar alguns.

Entretanto, o que todos têm em comum é a internet. Logo, podemos definir o marketing digital imobiliário como um conjunto de ações no ambiente virtual e o uso de ferramentas específicas com objetivos diversos para o setor.

Para entender o que são essas ferramentas, basta pensarmos nos meios pelos quais acessamos informações na internet. Vejamos alguns: sites, buscadores como Google e o Bing, e-mails, redes sociais, fóruns de dúvidas e boletins informativos.

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Focar nas estratégias de marketing na internet é um bom negócio?

Mas é claro que sim! Uma pesquisa divulgada pelo IBGE mostrou que o acesso à internet no Brasil apresentou alta: 60% da população brasileira tem internet em casa ou no celular. Aliás, nos últimos sete anos, o número de pessoas com aparelho celular aumentou em 147%.

Do público que acessa a internet, cerca de 90% realiza compras, pesquisa informações e tem seu hábitos de consumo diretamente relacionados a ela, segundo pesquisa encomenda pela Birdie sobre Hábitos de Compra do Consumidor Online.

Como pode ser notado, estamos falando de uma fatia generosa do mercado que vê na internet não apenas um meio de entretenimento ou instrumento de trabalho, mas a incorpora de modo permanente em seu dia a dia. E isso não pode ser ignorado.

Portanto, ao investir no marketing digital imobiliário é possível alcançar uma grande parcela dos consumidores e, melhor ainda, aqueles que possuem renda e interesses comerciais, pois, como apontado pelo IBGE, 92% das pessoas que recebem mais de 10 salários mínimos estão online.

Primeiros passos no marketing digital imobiliário

Pode parecer exagero, contudo, uma empresa que não possui um site na internet ou um endereço de e-mail praticamente não existe para o consumidor. Seu alcance limita-se a apenas conhecidos e pessoas que passam em frente ao estabelecimento físico.

Tenha em mente que, assim como o endereço postal serve para ser encontrado na rua, o endereço virtual (site) desempenha a mesma função, só que na internet. Além disso, o site também é uma ótima ferramenta para o consumidor conhecer mais de sua empresa.

Por conta do aumento da quantidade de celulares, é primordial que seu site seja responsivo. para que rode bem em smartphones sem travar ou dar bugs, uma vez que 70% dos internautas acessam a internet por meio deles.

E criar um bom site significa disponibilizar informações completas e relevantes sobre a empresa e seus produtos, além de ter uma aparência profissional e agradável, sendo adequado aos diferentes dispositivos pelos quais venha a ser acessado. Identidade visual é tudo!

O que mais pode ser feito no marketing digital imobiliário?

Determinadas estratégias trazem excelentes resultados e ajudam a aumentar a presença da empresa na internet, o que não é tarefa simples, tendo em vista a enorme quantidade de sites e páginas à disposição na rede mundial de computadores. Conheça algumas delas:

Segmentar o público-alvo: Ao identificar o público que se deseja atingir, por exemplo, “pessoas interessadas em comprar e alugar imóveis”, é possível segmentá-lo: quem são essas pessoas (homens, mulheres)? A que classe social pertencem? Onde moram? Quais seus hábitos? Afinal, o que desejam?

A segmentação é essencial para elaborar campanhas e divulgar informações que atendam as demandas de cada grupo Quer sejam pessoas solteiras quer sejam casais com filhos que desejam alugar uma casa, ou mesmo investidores, todos devem ser contemplados.

A internet é eficaz para realizar essa segmentação, através da observação dos hábitos dos consumidores, quais páginas e redes sociais frequentam, de quais grupos participam, o que compartilham, curtem e divulgam, dentre outros aspectos.

Inbound marketing: Também chamado de marketing de conteúdo, tem como foco principal informar os clientes potenciais para tornar a empresa mais conhecida, aumentar o fluxo de visitas no site e criar uma relação de proximidade com o consumidor.

Para tanto, são utilizadas ferramentas como o uso de palavras-chaves e criação de conteúdos relacionados aos assuntos de interesse comum. A diferença é que não há a tentativa de vender nada diretamente, mas fazer buscar a empresa por detrás da informação.

Assim, redes sociais, blogs, captação de assinaturas para geração de mailings (e-mail marketing) e melhora do posicionamento do site da empresa nos buscadores (como Yahoo e Google) são alguns dos meios usados para que o cliente encontre a empresa.

APP: Criar um aplicativo é uma estratégia inovadora do marketing digital imobiliário e que visa atender necessidades específicas e facilitar a execução de tarefas. Também contribui na busca por um imóvel ou simulação de financiamento, propondo soluções exclusivas aos clientes.

Seu formato é ideal para uso em smartphones. Entretanto, fazer um app exigirá conhecimento de informática para que seja funcional e simples de usar, além de uma compreensão exata do que o mercado pede, indo ao encontro das necessidades e desejos dos clientes.

Como pôr em prática tantas ideias?>

Leigos e amadores mais atrapalham do que ajudam. Se tem uma agência que consegue realizar o marketing digital imobiliário, explorando todas as suas ferramentas e possibilidades, é a Agência 242.

Expert em marketing digital, principalmente para empresas que atuam no segmento de imóveis, a Agência 242 tem uma equipe de profissionais experientes para elaborar estratégias, implementá-las, medir seus resultados e fazer seu negócio crescer em ambiente virtual.

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