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Selo Abradi

Quem investe no mercado digital quer garantir a visibilidade de seu e-commerce e vencer a concorrência. Para isso, uma ótima dica é contar com as estratégias de SEO para os buscadores.

Essas estratégias estão relacionadas à parte estrutural do site e também à qualidade e estrutura de todo o conteúdo publicado.

Para que essas estratégias conduzam ao resultado esperado, também chamado de ROI (Retorno sobre Investimento), é importante realizar um constante acompanhamento.

Atualizações dos buscadores que estabelecem novas diretrizes, acompanhamento do tráfego gerado e do desempenho do site exigem o uso de ferramentas SEO, que possam analisar e sugerir alterações para melhorar o desempenho geral.

Então, vamos conhecer algumas dessas ferramentas.

Conheça os grupos de ferramentas SEO e suas principais características

Existem ferramentas poderosas para ajudar a realizar a análise de SEO completa.

Algumas são fornecidas pelos buscadores gratuitamente e outras você, empreendedor, pode adquirir de empresas do segmento de Marketing Digital.

É possível separar essas ferramentas em grupos, que variam entre:

  • Análise Geral – são ferramentas SEO potentes que avaliam a codificação do site, sua estrutura e o tráfego. Um bom exemplo é o Analytics do Google.
  • Estruturais - nesse grupo há ferramentas SEO que avaliam o desempenho do site, como por exemplo, o tempo de carregamento da página. Um exemplo desse grupo é a ferramenta Web Page Test também fornecida pelo Google e, ainda a Woorank que faz uma análise interna das linhas de códigos.
  • Conteúdos – o conteúdo do site precisa estar otimizado e são vários detalhes que fazem parte dessa otimização. Uma ferramenta SEO voltada a essa análise é o Yoast SEO para wordpress.

Com a grande diversidade de ferramentas SEO gratuitas e pagas, selecionar as melhores pode ser difícil para quem está iniciando. Por isso, contar com o apoio de uma agência de marketing digital é uma excelente alternativa.

Entenda as informações geradas por ferramentas SEO e as principais ferramentas de análise

Todas as ferramentas SEO são capazes de gerar relatórios após a análise do website.

As informações mais relevantes e que merecem maior atenção na tomada de decisão sobre as atualizações a serem realizadas estão relacionadas a itens como:

  • Tráfego;
  • Velocidade de carregamento das páginas;
  • SEO On-page;
  • Back links;
  • Otimização do conteúdo – texto, imagem e vídeos;
  • Adequação para mobile, entre outros.

Fácil de entender, não é mesmo? Agora vamos conhecer a atuação de algumas ferramentas SEO.

As ferramentas que vou apresentar para você são as mais conhecidas e eficientes para impulsionar seu e-commerce.

O Google Analytics é uma ferramenta completa que informa todas as métricas sobre o SEO do site.

É possível acompanhar o desempenho das páginas, determinar o perfil de quem acessa o site, acompanhar campanhas de link patrocinado, acompanhar e analisar a origem e comportamento do tráfego obtido.

As informações que essa ferramenta fornece são importantes para atestar a assertividade do plano de marketing digital implementado para o site.

Há um detalhe importante, o uso da ferramenta é gratuito, basta apenas realizar o cadastro.

A combinação dessas informações com as obtidas com outras ferramentas específicas e com o acompanhamento das mudanças que ocorrem no comportamento da audiência podem gerar resultados bastante expressivos

Quer saber a velocidade de carregamento do seu site?

O PageSpeed, plugin desenvolvido pelo Google, é capaz de determinar a velocidade de carregamento das páginas. Uma de suas vantagens é dar dicas de como otimizar.

Ele avalia o desempenho tanto da versão mobile como a sua versão para desktop.

O Google quer realmente auxiliar os webmasters das agências a produzir sites que forneçam a melhor experiência para os usuários. É por esse motivo que disponibiliza ferramentas gratuitas.

Já o Search Console permite saber quais são as palavras-chave que estão trazendo maior visibilidade para o site.

Em combinação com o Analytics, essas informações podem gerar ações mais assertivas na produção de novos conteúdos e estratégias de otimização.

Mas, também há ferramentas que não são cedidas pelo Google, mas que oferecem valiosas informações.

Com certeza você já ouviu falar sobre Link Building, são eles que atestam que as informações das páginas são relevantes, pois são links em sites de terceiros que encaminham o usuário para o seu site.

Tenha cuidado, nada de ficar negociando link. Principalmente se o site que indica não tem nenhuma ligação com o seu. Seja criterioso para não prejudicar seu posicionamento.

A ferramenta aHrefs tem por objetivo avaliar se os links que apontam para o seu site são qualificados. Ela tem versão paga, mas é possível fazer testes gratuitos.

Recursos para analisar e manter seu planejamento para ranqueamento do site em alta são variados e a análise precisa depende necessariamente da expertise de quem acompanha.

Nós da Agência 242 somos especializados em marketing digital e contamos com uma equipe pronta para atender você e desenvolver seu projeto, sempre baseados em dados sólidos para alcançar o melhor resultado.

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