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Selo Abradi

Realizar a análise SEO (Search Engine Optimization) do website é uma atividade imensamente importante que deve ser realizada com certa regularidade.

Mesmo que na implantação do website todas as técnicas tenham sido aplicadas corretamente, a análise SEO regula e garante a atualização dessas técnicas, pois ocorrem mudanças frequentes nessa área que podem impactar no posicionamento do site nos buscadores.

Conheça as principais características do serviço e sua importância para os empreendedores digitais

Para compreender melhor vamos entender alguns conceitos.

  • SEO – não é apenas uma estratégia para auxiliar no melhor posicionamento do site nos mecanismos de busca. Ele é o conjunto de técnicas aplicadas ao site como o objetivo de otimizar cada página para os buscadores como Google ou Yahoo, por exemplo.
  • Otimizar – na análise SEO significa adequar a estrutura interna e os conteúdos de acordo com as diretrizes dos buscadores, afim de melhorar o ranqueamento de cada página.
  • Ranqueamento - consiste em buscar a melhor posição do site nas páginas de pesquisas na busca orgânica. Estatisticamente, os sites que aparecem na primeira página do Google ou de outros buscadores têm melhor resultado em conversão (efetivar negócios).
  • Busca orgânica – é uma forma de atração extremamente positiva para a divulgação do site, que não implica em publicidade paga. O site pode ser acessado inúmeras vezes sem que seja necessário pagar por clique como acontece com o AdWords. Quanto melhor o ranqueamento, maior o volume de acessos e melhor a taxa de conversão.

Agora vamos entender o que deve ser verificado no serviço de SEO.

Para garantir a competividade do site na busca orgânica é necessário ter certeza que o SEO está corretamente aplicado.

Algumas técnicas não estão facilmente visíveis, mas podem ser verificadas com o uso de ferramentas de análise SEO, o próprio Google disponibiliza ferramentas para contribuir com esse trabalho.

Lembre-se sempre que analisar as técnicas, não é fazer propriamente SEO, pois ele implica em criar estratégias para alcançar o melhor ranqueamento.

Então, vamos checar!

Conheça os principais itens que podem prejudicar a otimização do site.

  • Velocidade de carregamento das páginas – com o uso cada vez mais frequente do mobile (smartphones e tablets) comprovado por pesquisas, a velocidade de carregamento das páginas passou a ser um item de destaque para o ranqueamento do site.
    Os buscadores querem oferecer sempre a melhor experiência para seus usuários. Então, seu site precisa abrir rapidamente.
  • Responsivo - o site precisa adequar-se ao visor dos dispositivos móveis tão perfeitamente como para desktop, permitindo que o conteúdo principal e as marcações proporcionem a melhor experiência possível.
    Para o Google essa mudança é extremamente importante e determinante para a indexação do site.
    Caso seu site não seja responsivo precisa atualizá-lo imediatamente. Você pode contar com o auxilio de uma agência de marketing digital para realizar essa adequação. Que tal aproveitar essa oportunidade e dar uma nova “cara” para sua empresa?
  • XML Sitemap – o Sitemap é um mapa da estrutura do site por meio das url’s. A indexação do site só acontece se ele estiver adicionado no Webmaster Tools. Com ele, o buscador pode “ler” e indexar o site, como também permitir ou negar o acesso do buscador. Sem ele, nada de indexação, ranqueamento e conversão.
  • Conteúdos - engloba textos, imagens e vídeos. Tão importante como as técnicas estruturais, os conteúdos também são fatores decisivos para garantir os melhores resultados. Muitos se preocupam apenas com o conteúdo institucional do site - aquele que fala sobre a empresa, os produtos e serviços – que é um conteúdo estático e esquecem que o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias de SEO.

O marketing de conteúdo é responsável pela atração do tráfego orgânico para o site. Se houver um planejamento de Inbound Marketing, esses resultados serão ainda mais expressivos.

Os conteúdos também seguem algumas técnicas de otimização, importante para facilitar a indexação e a localização nas pesquisas online.

Dada a importância desses itens, foram elaboradas diversas ferramentas para facilitar a análise SEO do site.

Algumas são de uso gratuito e fornecidas pelos buscadores, principalmente o Google, outras foram elaboradas por empresas voltadas a atividades com o Marketing Digital.

Algumas ferramentas além de analisar o SEO empregado na estrutura e conteúdo do site, atribui notas para cada técnica utilizada e sugere modificações mais efetivas.

Como estamos tratando de busca orgânica é importante ressaltar que os resultados não são tão imediatos como acontece com o link patrocinado.

Entenda a importância das métricas

Quer saber se toda a otimização do site está performando? Será que seu site está no caminho do sucesso?

As métricas respondem as essas dúvidas, elas são importantes para o SEO por permitir analisar o desempenho e comportamento das estratégias e orientar os novos passos.

Existem também ferramentas destinadas a essa tarefa e como já mencionado o Google disponibiliza algumas ferramentas como o Analytics e o Search Console.

Interpretar essas informações corretamente e propor ações efetivas é uma tarefa que a nossa agência faz com primazia.

Nós da Agência 242 contamos com a expertise de nossos profissionais para adequar, analisar e acompanhar toda a estratégia de SEO, propondo soluções eficientes para a otimização e ranqueamento do seu site.

Quer obter o melhor custo-benefício? Pode contar conosco.

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