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Selo Abradi

A gestão de LinkedIn para empresas ou profissionais que buscam recolocação no mercado ou a consolidação nele é uma das estratégias que mais cresce no marketing digital.

O LinkedIn é uma rede corporativa, que conecta profissionais de diferentes segmentos com empresas, universidades, institutos etc. Foi lançado em 2003 e atualmente está na elite das redes sociais junto com o Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

A rede é um investimento como tudo que gira em torno do mundo digital. Potencial não falta. O Linkedin tem mais de 200 milhões de usuários registrados, sendo três milhões negócios que gerenciam uma página de empresa.

De acordo com o próprio LinkedIn, a cada dois segundos são criados novos perfis.

Networking é o grande diferencial do LinkedIn. Nele, você pode conhecer pessoas, tendências, debater o mercado, expor suas ideias, assistir palestras, fazer cursos, assim como aumentar vendas, o valor da marca e até avaliar e recrutar talentos.

É preciso levar em consideração que a gestão de LinkedIn é estritamente voltada para o relacionamento profissional. 100% business my friends!

Dá para criar um perfil pessoal e navegar nele de forma muito parecida com o que se faz no Facebook. Mas, vale lembrar, nada de foto de churrasco, memes ou piadas com o rival do futebol.

Você também pode configurar seu perfil para que ele seja encontrado por pessoas que buscam termos-chave relevantes no LinkedIn. O mesmo vale para empresas. É importante estar visível a quem precisa.

O LinkedIn é para ser levado a sério. É uma ferramenta de marketing com conteúdo relevante para o mercado corporativo. Para um adolescente, por exemplo, é o verdadeiro significado da palavra tédio. Mas para sua empresa, não.

Como é a criação de um perfil?

Para que você tenha um perfil adequado e capaz permitir aos seus seguidores que tenham acesso à suas informações facilmente e de maneira completa é preciso completar todas as informações.

  • Complete a seção sobre você;
  • Adicione URL do site;
  • Adicione foto de perfil e capa;
  • Adicione informações iniciais;
  • Endereço físico se houver;
  • Faça uma descrição curta com a missão da empresa, e;
  • Inclua um contato.

Anunciar, postar e monitorar

Como toda rede social, o LinkedIn funciona com posts e anúncios. Não é tão intuitivo como o Facebook, mas com atenção e paciência, dá para fazer. Algumas funcionalidades podem ser melhoradas e acreditamos que isso acontecerá em breve.

Se a sua ideia for anunciar, escolha entre os três tipos de anúncios disponibilizados pela plataforma:

  • Conteúdo patrocinado ou Sponsored Content, onde os posts são patrocinados e aparecem no feed dos usuários.
  • Anúncios em banners ou Text Ads (na barra lateral e no topo da página).
  • E-Mail patrocinado ou Sponsored Mail, que são mensagens patrocinadas enviadas direto para a caixa de mensagens dos usuários-alvo. Essas caixas fazem parte de um e-mail próprio do LinkedIn.

Mas fique atento: mais do que awareness, a gestão de LinkedIn constrói reputação.

O engajamento se dá nos posts, mas também nos grupos de interesse, que fomentam debates e interações. Sua empresa, por exemplo, pode criar um grupo e nele estimular discussões produtivas sobre seu negócio.

Não precisamos dizer que as atualizações têm de ser constantes e monitoradas. Assim, nenhuma oportunidade é perdida. É a melhor forma de os profissionais se manterem atualizados sobre a evolução da empresa, sua missão, visão e valores.

Páginas pessoais, páginas corporativas e Showcase Pages. A segmentação permite que sua empresa trabalhe produtos específicos para públicos de interesse. Showcase Pages funcionam como complementos da página da sua empresa.

Se uma empresa oferece serviços de TI em setores diferentes, cada um deles pode ser tornar uma Showcase Page, onde cada produto é detalhado, sendo mais fácil seu contato com o público de interesse.

Ao contrário de outras redes cujo foco é o B2C, a gestão de LinkedIn é totalmente B2B. Uma ferramenta perfeita para estreitar relacionamento com parceiros e fornecedores. Rede social sem relacionamento não é rede social.

A segmentação, nesse caso, é feita por tipo de trabalho/cargo, setor, tamanho da empresa e qualificação dos profissionais (Junior, Pleno e Sênior).

Outras aplicações

O LinkedIn ainda esconde aplicações superinteressantes para empresas. Uma delas, talvez a principal, é o Navegador de Vendas. Nele, é possível vender de uma maneira completamente diferente utilizando ferramentas de pesquisa.

Sua empresa começa do zero e encontra potenciais clientes dentro dos segmentos desejados. São mais informações para a equipe de vendas, mais dados a serem cruzados em sua gestão de LinkedIn.

Por ser uma rede B2B, muitas empresas que apostam exclusivamente em vendas colocam o LinkedIn em segundo plano. E aqui fazemos o alerta: você está deixando de lado uma rede poderosa.

A Agência 242 oferece serviços de gerenciamento e análise, produção de conteúdo, monitoramento e otimização de resultados. Reconhecida no mercado e com cases de sucesso, a 242 tem o que você precisa para impulsionar seu LinkedIn.

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Venha nos conhecer e saber as principais tendências do mercado digital. Invista, obtenha retorno para o seu negócio e não seja apenas mais um nas redes. Seja relevante, garanta seu sucesso, invista em marketing digital de alta performance.

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