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Selo Abradi

O Instagram vem despontando como uma das redes sociais mais usadas. A cada dia ganha importância e pode produzir resultados positivos dentro da sua estratégia de marketing digital.

Segundo o site Social Media Trends 2018, “O Instagram teve um crescimento acelerado nos últimos anos e conta atualmente com 800 milhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, cerca de 80% das marcas investem na rede”.

Muitos especialistas apostam que nesse ritmo o Instagram roubará o primeiro lugar do Facebook e será a principal rede social da web. A aposta está baseada em diferentes recursos e, principalmente, em formatos de anúncio mais atuais.

O que pode explicar a alta taxa de engajamento da rede?

A grande virada do Instagram está no formato Stories, lançado originalmente pelo Snapchat. O Stories do Insta caiu no gosto da galera e foi até parar no Facebook.

Conteúdo de Instagram tem que levar em conta algumas características. No Instagram, tudo é muito rápido, é muito visual. Até mesmo os conteúdos mais quadrados ganham novas formas quando chegam ao Instagram.

Os Stories, por exemplo. Acessíveis de consumir, cheios de gifs e outras imagens que tornam tudo muito divertido. Nada que exija muito esforço do usuário.

Esse conteúdo de Instagram pode parecer muito pessoal, mas pode ser muito bem trabalhado para gerar negócios, vendas e branding. O Instagram entende que essa possibilidade o qualifica a criar ainda mais recursos.

Seus seguidores não são somente números, lembre-se sempre disso. Atrás de cada celular, cada computador, há uma pessoa disposta a conhecer um pouco mais de seu produto ou marca.

Já falamos diversas vezes que todo conteúdo precisa de muito planejamento prévio. Não adianta caprichar na foto se ela não gera engajamento, likes ou compartilhamento.

Conteúdo de Instagram: o que fazer

Assim como no Youtube, os famosos “influencers” digitais do Instagram arrastam legiões de seguidores. Nessa rede, o chamado marketing de influência ganha progressivamente mais adeptos e as marcas já perceberam esse movimento.

Juntos com os influenciadores chegam os micro-influenciadores e o conteúdo de Instagram vai se segmentando em camadas sem nunca perder o público alvo de vista.

Como a tendência é que até 2020 o tráfego online seja cerca de 80% em vídeo, o Instagram larga na frente de redes como o Twitter, por exemplo. Você pode achar que é muito, mas é uma tendência que se consolida a cada dia.

O conteúdo de Instagram combina vídeos gravados previamente com ao vivo. Sem edição, espontâneo, “raiz” como o público chama. Até eles têm estratégia, acredite. Você entra ao vivo e as pessoas que estão te seguindo recebem uma notificação.

Bom, não?

As novidades não param. Recentemente, a rede passou a permitir a realização de lives conjuntas.

Tudo que interessa desse papo é que a rede vai se tornar ainda mais profissional. Nos EUA, o Instagram realiza uma parceria com o aplicativo Shopify. Com ela, será permitida a realização de compras dentro do aplicativo.

Mas sem um bom conteúdo, essa mágica não acontece. O conteúdo é o centro das atenções do marketing digital. Porque o conteúdo não pode ser invasivo, chato, desatualizado ou de má qualidade.

Ter conteúdo de Instagram não significa ter apenas anúncios diretos com botões de compra. Não, não e não. Seu público não vai curtir.

Antes de chegar ao botão publicar, defina:

  • Persona;
  • O conceito do seu storytelling;
  • Motivação e inspiração;
  • Discurso.

Com a persona vem o direcionamento do discurso. O discurso, por sua vez, tem que inspirar, motivar, gerar o call to action que as marcas tanto almejam. Assim seu conteúdo fica relevante e engajador.

Dicas finais para você realizar seu Conteúdo de Instagram

Varie no tema, nos assuntos e nas abordagens. Use a criatividade. Pesquise hábitos, jornada de consumo e tendências que ditam a vida do seu público fora do ambiente digital.

Por último, escolha o formato: foto, vídeo, infográfico, gif. Chegamos ao aspecto estético do seu perfil. Esse aspecto vai ajudar na relevância do seu post. Nada de textão: Instagram é imagem.

E uma imagem, já diz o ditado, vale mais do que mil palavras. A imagem será sua impressão e, como diz o ditado (de novo!), é a que fica.

Se a sua empresa quer mergulhar de cabeça nesse universo, considere que a sua estratégia de marketing é fundamental para a sua marca. Para toca-la, pense na possibilidade de uma agência super qualificada tocar o seu negócio.

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