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Selo Abradi

O planejamento de mídia é uma peça muito importante para que a campanha publicitária de uma empresa tenha sucesso e alcance resultados significativos.

O motivo, é que ele define as estratégias de comunicação mais apropriadas para difundir uma mensagem, para atingir o público certo, na hora certa. Ao contrário de que muita gente pensa, as campanhas de sucesso não são apenas aquelas vinculadas na mídia.

Como na TV, rádio, internet, mas na verdade a campanha de melhor desempenho é aquela que capta seu público, tem melhores estratégias de vendas consequentemente aumentando seu lucro.

Pensando nisso alguns tópicos do planejamento de mídia devem ser levados a sério, em campanhas publicitárias das empresas.

O produto da empresa ou da marca deve sempre estar descrito pelas suas principais características, seus pontos fracos e fortes, o seu diferencial e como é o desempenho desse produto no mercado.

Falando em mercado, ele deve ser minuciosamente analisado para entender o cenário que sua empresa será inserida, se este mercado está em expansão e quais as características.

Responder esses quesitos será muito útil para distinguir oportunidades e ameaças rodeiam o seu negócio e seus produtos.

Para conhecer a concorrência é indispensável fazer uma análise e entender suas competências. Saber quais são as características dos produtos que eles oferecem.

Como o concorrente se situa no mercado e quais são pontos fracos e limitações, assim a sua empresa poderá manter um diferencial e buscar meios inovadores.

Importante também ter uma planilha mercadológica da concorrência, com dados de vendas, política de preços e distribuição. Analise todos os planejamentos de mídia para o fim de descobrir os que deram certo e os que deram errado.

Entenda como alcançar os objetivos do planejamento de mídia

Definir os objetivos que sua empresa quer alcançar é a primeira decisão a ser tomada pelas ações de mídias. O que pode ser aumento de vendas, estabelecer uma boa relação com seu público, entre outros.

Além de enfatizar a imagem da marca, o que se pode entender é que estabelecer esses objetivos midiáticos, é basicamente criar e reforçar noções do público sobre seus produtos e marca.

Com os objetivos especificados, fica bem mais fácil definir seu público e conteúdo, podendo retirar dados como alcance, continuidade e frequência. Eles podem ser:

  • Alcance: a quantidade de pessoas que o conteúdo deve alcançar.
  • Continuidade: é a disposição do tempo em que o conteúdo publicitário será entrelaçado na mídia.
  • Frequência: é a quantidade de vezes que por dia ou por semana o conteúdo será ligado a mídia.

Estabelecer as estratégias para alcançar os objetivos pré-definido, sendo assim influenciar as decisões do planejamento. Para as estratégias de marketing, pode se, praticar parcerias e promoções.

Estipular um bom preço para seus produtos, e estimular a produção e distribuição.

O planejamento de mídia deve ter um cronograma de todas as atividades, etapas e processos da campanha especificando datas e períodos da realização.

O planejamento de mídia deve conter: um visual consistente

A identidade do visual da marca vai mais além do que o logotipo da empresa. Deve ter um conceito único de design, das cores até as fontes utilizadas, todos esses princípios devem se manter consistentes.

Quando alguém bater o olho em um anúncio de TV deve estabelecer de imediato uma ligação visual quando acessar o site ou o blog da empresa. Fazendo que se crie uma memória visual do logo.

A sua empresa necessita de uma forma de manter uma relação com seu público, de estabelecer um diálogo, além de ser confiável para manter-se informado dos seus próprios serviços ou produtos.

Planejar como será uma campanha e desenvolvê-la para obtenção de resultados é o caminho para um futuro promissor de empresas.

Planejamento de mídias: algumas soluções e dicas para o caminho do sucesso

O que todos dizem é que escolher a mídia certa para propagar seu produto, faz toda a diferença no objetivo e resultado da campanha.

Entretanto com os avanços tecnológicos é possível potencializar esse viés. Pois nada adianta optar por uma mídia certa, mas não captar o público.

Pensando nisso, a primeira dica é:

Investir em um recurso que faça a análise do comportamento do público, entender seu público alvo é um passo importante para garantir uma campanha de sucesso.

No mundo online é comum usar palavras chaves para descrever e representar o comportamento do consumidor, assim pode se separar e segmentar as campanhas e focar nas preferencias do cliente.

Umas das características marcantes do meio digital é sua capacidade de mensurar tudo, retorno de investimento da campanha, público e acessos, mesclando essas métricas há possibilidade de atingir o público exposto a mídia tradicional no meio digital.

Assim tornando os resultados de fácil entendimento para os consumidores, facilitando a compra de um produto tanto no meio da mídia tradicional como na digital.

É de suma importância que o profissional da área de mídia esteja aberto para experimentar as tendências do mercado e sempre se manter atualizados.

Ao se dispor de uma apresentação convidativa, sempre terá um leque de opções na hora de desenvolver um planejamento de mídia para seu cliente.

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