É difícil acompanhar as novidades quando se trata do mundo digital. Quando achamos que dominamos uma tecnologia, logo chega outra, e temos que nos enquadrar para ficar por dentro.
A compra de mídia programada, ou mídia programática, é uma tendência que vem surgindo com força no marketing digital. Como o próprio nome diz, é uma maneira programada de vender ou de comprar mídia por intermédio de uma ferramenta, ou seja, nada manual.
Com este recurso, você otimiza todo o processo. Se pararmos para pensar, o Google já é uma plataforma de mídia programática. Ele mesmo constrói uma base de dados e determina o público ideal para o seu comércio virtual.
Quando se fala em RTB, ou Real Time Bidding (que popularmente chamamos de leilão), o conceito é o de compra de mídia programada. Você pode decidir em tempo real quanto quer pagar pelas impressões, ou cliques.
Tendo como base a tecnologia, a compra de mídia programada é um método mais inteligente para a utilização de recursos, sem falar na economia de tempo. Você não precisa se preocupar em montar o perfil ou a base de dados.
O desempenho do anúncio ganha força, uma vez que dificilmente a sua mensagem chegará no lugar errado e na hora errada. Outro benefício é que este tipo de mídia permite a utilização de vários canais ao mesmo tempo.
Qual o diferencial da mídia programática?
A compra de mídia programada oferece diversas métricas, permitindo uma leitura bem mais apurada dos resultados das campanhas. O acompanhamento é bem preciso e, como falamos, demanda muito menos tempo.
Em termos práticos, com a compra de mídia programada, o seu anúncio é exibido em diversas plataformas simultaneamente. É um “tiro” que atinge diferentes alvos. O diferencial é o uso da Inteligência Artificial.
A Inteligência Artificial cruza os dados de comportamento do consumidor e decide onde e quando seu anúncio será exibido. É uma estratégia eficaz? Sim, desde que seja usada da forma correta, como toda estratégia.
Mas isso já não é feito quando anuncio no Facebook? Não é ele que decide quando e onde meu anúncio será exibido?
Sim, com a diferença de que a compra de mídia programada permite personalizar a exibição para cada usuário.
É um recurso com certa complexidade, mas é uma tendência que certamente veio para ficar e com a qual a sua empresa irá se deparar em algum momento no mundo digital.
De acordo com o site eMarketer, “O RTB é o tipo de mídia que mais cresceu nos Estados Unidos, principalmente na mídia para celular. No final de 2015, quando a pesquisa foi publicada, os investimentos chegaram a U$ 670 milhões”.
Dois anos depois, as cifras ultrapassaram U$ 2 bilhões. Você não vai querer ficar fora dessa, vai?
Benefícios da compra de mídia programada
A reunião com o responsável pelo site para decidir onde e quando o anúncio vai entrar ou a reunião para convencer o(a) dono(a) do site que seu produto é incrível, bem, elas vão acabar. Isso devido à compra de mídia programada.
O profissional de mídia não vai ficar ocioso, claro. Há uma grande oferta de sites, portais, blogs, e é preciso que ele conheça o mercado onde sua marca vai atuar. Porém, o estudo de segmentação é otimizado.
No vasto mundo da web, com milhões de sites e blogs vendendo espaços publicitários, há a necessidade de um trabalho prévio de análise desse universo para segmentar uma campanha.
Chega de apenas torcer por um bom desempenho da sua campanha de mídia.
Você paga a plataforma, e ela distribui os anúncios.
Mas que tipo de plataforma?
- Ad Exchange: permite a comercialização de inventário de mídia online;
- DMP (Data Management Plataform): agrega todos os dados sobre páginas e seus usuários;
- DSP (Demand-Side Plataform): plataforma onde o anunciante utiliza o perfil do usuário para anunciar;
- SSP (Sell-Side Plataform): agrega inventários dos publishers;
O uso desse tipo de mídia no Brasil ainda é recente, mas vem ganhando cada vez mais destaque nas agências de marketing digital do país. Nós dispomos tudo o que você precisa para investir nesse modelo, planejando a sua campanha e escolhendo a melhor plataforma para o seu negócio.
Todo novo investimento requer um estudo detalhado da melhor maneira de obter retorno. Você pode fazer tudo isso com profissionais certificados, com as tecnologias mais recentes e com os melhores modelos de mensuração.
A Agência 242 foi eleita a melhor agência digital pela ABRADI-SP e conta com atendimento dedicado a todos os seus clientes, além de cases de sucesso que compravam a sua eficácia.
Empresas do mercado nacional e internacional já conhecem nossos planos e ações estratégicas em marketing digital, todas de sucesso aprovado. Uma agência de DNA Digital, pronta para oferecer o que o mercado oferece de melhor.
Sistemas e métricas precisas, serviços amplos e variados, prontos para promover qualquer tipo de negócio em seu mercado ou nicho de atuação. Agora, é a sua vez.