WhatsApp
Selo Abradi

Hoje em dia, as empresas buscam aumentar a sua competitividade no mercado, conquistar mais consumidores para assim suplantar a concorrência. A maior questão é: como fazer isso?

A resposta que muitos negócios vem adotando se baseia em um velho ditado: conhecimento é poder. Para ultrapassar a concorrência você precisa ter mais informações e em menos tempo.

Isso já acontece em todas as esferas da nossa vida, cada vez mais somos bombardeados por uma miscelânea de informações, e, devido a esse fluxo enorme de dados, muitas vezes não sabemos o que fazer com elas.

No mundo dos negócios, uma solução foi criada: o Big Data, que nada mais é do que a compilação, o processamento e a análise de grandes volumes de dados, transformando em informações compreensíveis sobre a situação que se pretende analisar.

O Big Data veio para ficar, segundo uma pesquisa da Universidade de Oxford, feita com empresas de mais de 90 países, incluindo o Brasil, mostrou que 53% das empresas já usavam o Big Data em alguma parte do processo produtivo ou administrativo.

Nesse artigo, vamos compreender uma das maiores facilidades do Big Data: a Visualização de Dados, e como ela facilita o trabalho dos gestores.

O que é Visualização de Dados

Quem tem uma empresa ou já trabalhou na área administrativa de alguma sabe que um dos companheiros diários para a analise de dados são as planilhas. Elas permitem que dados relacionados sejam dispostos de maneira a facilitar sua compreensão.

O que acontece, porém, quando os dados não tem relação direta entre si, mas precisam ser observados em conjunto para permitir a compreensão da situação? É ai que o conceito de Visualização de Dados entra.

Ela permite que você transforme uma enorme massa de dados em figuras e elementos gráficos fáceis de compreender, ela é a máxima “uma imagem vale mais que mil palavras” aplicada na prática do mundo coorporativo.

A Visualização de Dados pode ser feita por meio de inúmeros formatos, vamos conhecer agora os mais comuns:

  • Mapas mentais – são organogramas que facilitam a compreensão de fluxos de dados. Por exemplo, se você quer compreender a jornada de compra dos seus clientes, um mapa mental pode te ajudar mostrando as ações que ele pratica, a ordem em que elas ocorrem e o peso delas no processo decisivo. Isso te ajuda a saber qual parte do processo você deve corrigir.
  • Gráficos – os gráficos já são velhos conhecidos do mundo coorporativo, seu papel na visualização de dados é permitir uma visão mais simples de quantidades, com gráficos de pizza, e dados ao longo do tempo, com os gráficos de linha.
  • Mapas de calor – os mapas de calor são especialmente úteis na visualização de ações no meio digital, como a de áreas de site mais clicadas por visitantes, a movimentação do cursor do mouse ou até mesmo dos olhos dos leitores de uma página.

Essas são apenas algumas maneiras que são utilizadas no desenvolvimento de apresentações simples de dados.

Ainda há a possibilidade da criação de Infográficos, que juntam diversas fontes de dados em uma apresentação simples, que utilizam diversos elementos gráficos para facilitar a Visualização de Dados.

Conhecendo as vantagens

Agora que conhecemos algumas formas de facilitar a compreensão dos dados, vamos compreender porque é importante investir nisso na sua empresa. Aqui vão as principais vantagens:

  • Facilita a tomada de decisões – o mercado atual exige que decisões complexas sejam tomadas o mais rápido possível, para isso a visualização simplificada dos indicadores do seu negócio é uma vantagem imprescindível.
  • Compreensão profunda das situações – ter em mãos os resultados da sua empresa não é novidade, números de despesas e receitas já são utilizadas há décadas, agora, o que a Visualização de Dados oferece é que você relacione as mais diversas informações, como por exemplo a quantidade de vendas, mudanças nos hábitos de compra, caminho (real e virtual) que seus clientes percorrem, assuntos mais comentados, etc.
  • Permite análises preditivas – a compilação de dados permite que você consiga identificar tendências no seu ramo de atuação e se preparar para possíveis problemas antes mesmo que eles ocorram.

Todas as vantagens da análise profunda de dados fazem o seu negócio ter maiores margens de ação e agilidade, fazendo com que você economize tempo e dinheiro, o que promove um claro aumento no lucro da sua empresa.

Como implementar na sua empresa

Agora que você conhece as vantagens da Visualização de Dados, deve estar pensando: preciso implementa-la na minha empresa!

A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho! A Agência 242 é especialista em Big Data e análise de dados.

Com uma equipe de profissionais preparados para ajudar o seu negócio a compreender possíveis pontos de gargalo e oportunidades para melhoria do fluxo de vendas. Além disso, são todos credenciados em marketing digital, ou seja, estão prontos para oferecer as melhores estratégias para o seu negócio.

Conte com a melhor empresa de marketing digital, conte com a Agência 242! Entre agora mesmo em contato!

consultor de marketing

Fale agora com um Consultor Especialista
em Marketing Digital