Selo Abradi

Antes de você começar a ler esse texto, peço que faça um exercício: olhe ao redor, quantas pessoas estão utilizando o celular? Independente do lugar, seja em uma praça de alimentação de um shopping ou no escritório em que você trabalha, eu te garanto, pelo menos uma estará.

Isso se você mesmo não estiver lendo esse artigo no seu celular!

Bom, o fato é que os smartphones vieram para ficar, e cada vez mais pessoas acessam a internet por eles. Segundo o IBGE, 92,1% dos acessos à internet no Brasil, são realizados em plataformas mobile.

Isso demonstra a importância de contar com um site que seja responsivo, ou seja, que se adeque às diferentes resoluções em que ele esteja sendo exibido. Até algum tempo atrás, essa funcionalidade era vista como um diferencial, hoje ela é essencial para as empresas que tem presença digital.

Outro fator importante é que no celular, as pessoas desejam velocidade e versões de desktop de sites, costumam ser “pesadas” e demorarem a carregar, o que faz com que os usuários deixem o site e procurem outras opções mais velozes.

Vamos compreender a importância do site responsivo e porque o seu negócio deve adotar um.

Site responsivo – o que é?

Primeiramente, vamos começar entendendo o que é um site responsivo e como ela se diferencia de uma versão mobile do site. Pois é, eles dois não são a mesma coisa, existe uma diferença fundamental.

As versões mobile de sites são outros templates, ou seja, outro site, diferente da versão desktop.

Os sites com design responsivo, também conhecido como adaptável, tem em seu código a diretriz para se adequarem à resolução na qual estão sendo exibidos, ou seja, é o mesmo site, sendo acessado em plataformas mobile ou no desktop.

É recomendável que o site seja adaptável, mas enquanto ele estiver sendo construído, a versão mobile pode ser usada.

Entendendo a importância da responsividade

Agora que sabemos o que significa ter um site responsivo, vamos entender as vantagens de tê-lo, além da velocidade de carregamento, que já citamos acima. Os benefícios são:

  • Vantagem SEO – sim, a responsividade do seu site influencia em como o Google, principal ferramenta de busca, posiciona o seu site. Não vai adiantar nada investir tempo e dinheiro em Marketing Digital se o seu site não for adaptável. A intenção do Google é favorecer a Experiência do Usuário, ou seja, além do conteúdo relevante ele quer que o leitor possa acessa-lo facilmente independente da plataforma.
  • Crescimento do e-commerce – as compras pela internet já são realidade, porém, aumentou exponencialmente a sua realização em plataformas mobile (smartphones e tablets). Um estudo realizado pela Opnion Box demonstrou que 80% dos usuários da internet já efetuaram compras pelo celular.
  • Adaptação às plataformas – quando explicamos anteriormente o funcionamento do site adaptável, demonstramos que ele não é uma versão do site, mas sim que ele se adapta à resolução da plataforma na qual é exibido. Isso faz com que o site esteja preparado para dispositivos que ainda nem existam, pois o código reconhecerá a resolução e se adaptará automaticamente.
  • Facilidade no compartilhamento – todos sabem que um dos principais objetivos do Marketing Digital é gerar engajamento entre seus consumidores. O site adaptável facilita isso, fazendo com que os links compartilhados por eles sejam acessados em qualquer plataforma que forem abertos.
  • Diminui a taxa de rejeição – a taxa de rejeição é uma métrica importante para o posicionamento nas ferramentas de busca. Ela pode ser inflada por sites que não possuem versão mobile e por isso são fechados rapidamente quando acessados pelo celular. Ter uma versão responsiva faz com que sua taxa de rejeição diminui nas plataformas mobile.

Por fim, o principal benefício do site responsivo é que ele potencializa a experiência do usuário, por meio de uma melhor exibição das fontes, adequação dos ícones de navegabilidade e “leveza” de carregamento do site.

Como criar um site responsivo?

Você deve estar pensando agora: preciso de um site responsivo! E essa é a mais pura realidade! Se o da sua empresa não é, você precisa atualiza-lo urgentemente.

Isso pode ser feito com rapidez e simplicidade, basta você contar com os serviços da Agência 242, especialista em criação de sites responsivos e na conversão de sites que não estão adaptados.

Toda a equipe da Agência 242 é especialista e certificada nas diferentes técnicas de Marketing Digital e estará pronta para ajudar sua empresa a melhorar ao máximo a presença dela na web.

Contamos com uma infraestrutura e um atendimento focados no desenvolvimento de projetos com bases sólidas, com a utilização de dados precisos, para que a sua campanha seja personalizada de acordo com o seu público-alvo e a sua imagem na internet.

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