Selo Abradi

O remarketing no YouTube é uma estratégia de marketing com ótimos resultados, pois é direcionado ao chamado tráfego qualificado.

Ou seja, aos internautas que já possuem interesse nos produtos anunciados, informação obtida por sua busca online de palavras-chaves.

Mas não precisa se assustar, vamos com calma e esclarecer cada um dos termos técnicos apresentados no parágrafo acima. Palavras-chaves são aquelas que integram a busca dos usuários em buscadores como Yahoo, Bing e Google.

Assim, ao digitar no Google “casa na praia”, essas são palavras-chaves e o buscador mostrará conteúdos referentes a ela.

Então, o usuário obterá como resposta páginas que alugam casas na praia, blogs com informações sobre casa na praia, fotos de casa na praia, etc.

Agora reflita, se você tem uma empresa de aluguel de casas por temporada e deseja anunciá-la na internet, a quem é mais rentável direcionar os anúncios, a todos os usuários da rede ou àqueles que já têm interesse em “casa na praia”?

Qual tem mais chances de fechar negócio?

Aos internautas que já têm interesse no seu produto e já pesquisaram por ele é dado o nome de tráfego qualificado, pois a probabilidade deles fechar negócios com a empresa é maior, já estão buscando exatamente pelos produtos e serviços oferecidos por ela.

Vamos agora compreender melhor o que é remarketing: Em língua portuguesa, o prefixo “re-” indica que uma ação está sendo feita novamente, assim, “reler” significa ler de novo, “rever” ver de novo e assim por diante.

O remarketing, portanto, é fazer com que internautas que já tiveram contato com a marca, o façam novamente.

Logo, os anúncios não são exibidos a qualquer um, mas àqueles que, por exemplo, já visitaram o site, curtiram sua página no Facebook, compraram seus produtos, etc.

Como funciona o remarketing no YouTube?

O Youtube é a plataforma de compartilhamento de vídeos mais acessada do mundo, por isso as ações de marketing realizadas nela têm alto índice de sucesso, pois são muito visualizadas.

Lembra do ditado “quem não é visto não é lembrado”? Pois aqui a visibilidade é fenomenal!

O remarketing no YouTube nada mais é, portanto, do que direcionar os anúncios produzidos e veiculados no YouTube para serem vistos apenas por internautas que compõem o tráfego qualificado da sua empresa, por isso o índice de retorno é bem maior.

Porém, é preciso entender como funciona o YouTube e como identificar quais internautas realmente fazem parte do tráfego qualificado. Sobre isso, seguem alguns passos importantes para efetivação do remarketing no YouTube:

1 - Criar listas de remarketing:

A função das listas é simples: saber para quem direcionar os anúncios. Por isso é necessário identificar quais ações eles fazem no YouTube diante dos anúncios veiculados por sua empresa, tais como: clicar em “gostei”, inscrever-se e ou acessar um canal, adicionar um vídeo a playlist.

Outras ações que também podem ser consideradas para expandir a lista de remarketing no YouTube são quando o internauta assiste, comenta e compartilha vídeos relacionados aos produtos de sua empresa.

Voltando ao exemplo da casa na praia, um internauta que assiste vídeos sobre viagens, está inscrito num canal de turismo e assinala “gostei” em vídeos com dicas de lugares para visitar é um cliente em potencial e deve fazer parte da lista de remarketing da empresa.

Para obter essas informações e elaborar as categorias utilizadas com objetivo de selecionar os futuros targets das propagandas é necessário vincular o canal da empresa no YouTube com a sua conta do Google Ads.

2 - Criar conteúdos

Com a lista de remarketing pronta, é preciso criar conteúdos para serem veiculados aos clientes em potencial, aos alvos (targets). Por isso algumas dicas são importantes para elaborar bons vídeos.

A primeira delas é variar as propagandas e seus formatos para chamar atenção dos usuários, com músicas, anúncios gráficos, rich media e textos da Rede de Display do Google.

O segundo é adequar o conteúdo para que ele rode bem em dispositivos móveis, os smartphones.

3 - De olho nos resultados

Uma das características das ações de marketing, sejam elas quais forem, é sua continuidade e constante reinvenção. Porém, as ações não são mudadas ou trocadas de forma aleatória, mas com base em seu aproveitamento e índice de sucesso.

Por isso, é preciso acompanhar constantemente os relatórios e métricas de desempenho de cada ação executada e, assim, fortalecer as que estão dando certo e mudar aquelas que não atingem os resultados esperados. É preciso inovar sempre.

Nas mãos de experts

Contar com uma agência de marketing digital para realizar o remarketing no YouTube e demais ações para melhorar o posicionamento, aumentar sua visibilidade na internet, atrair clientes e vender mais é o melhor caminho para não sobrecarregar outros setores da empresa.

A Agência 242 se destaca por sua experiência, time de profissionais certificados e com amplo conhecimento de mercado e plataformas digitais. Não à toa, a Agência 242 foi eleita a Agência Digital do Ano pela ABRADI-SP e é a parceira ideal para sua empresa decolar na rede.

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