Quais redes sociais são importantes para o seu negócio?

Por Gabriela Dudu
Blog | 07.05.2018
Compartilhar
Facebook
Twitter
Google Plus
Linkedin
Pintrest

Quais redes sociais são importantes para o seu negócioMarcar presença em plataformas digitais deixou de ser uma alternativa e tornou-se quase obrigatório.

Faz tempo que as mídias sociais deixaram de ser apenas meros passatempos. Nos dias de hoje, são também termômetros, que ajudam as empresas a compreenderem, por exemplo, o que clientes ativos e potenciais pensam sobre elas e sobre a concorrência. Marcar presença nessas plataformas deixou de ser uma alternativa e tornou-se quase obrigatório. No entanto, uma dúvida recorrente costuma pairar na mente de empreendedores de todos os portes: quais redes sociais são importantes para os meus negócios?

As plataformas possuem dinâmicas, linguagens e características diferentes. Por este motivo, as empresas precisam trazer assuntos relevantes para o seu público,  que podem influenciar positivamente ou negativamente a sua marca. Não adianta criar uma conta nas redes sociais e fazer centenas de posts. Para destacar a sua empresa entre o público correto, é necessário ter objetivos distintos e mensuráveis, planejar um calendário de conteúdos e ter uma linguagem para cada mídia. Confira agora algumas dicas sobre as particularidades de cada mídia social e como adequá-las às necessidades da sua empresa:

#Facebook

Ter uma página de fãs (fanpage) na maior rede social do mundo é algo que precisa ser considerado pelas empresas. No Facebook, é possível unir texto, imagem e vídeo para promover não apenas produtos e serviços, mas os valores da marca. Além dos anúncios e da possibilidade de oferecer conteúdos exclusivos, a mídia social oferece métricas que permitem conhecer melhor o público e aumentar o engajamento e as conversões. Procure publicar conteúdos que geram comentários e tenha um profissional sempre disponível para responder as dúvidas dos seus seguidores.

#Instagram

Se o Instagram tivesse um sobrenome, com certeza ele seria “imagem”. O que isso significa? Que quanto menos texto em legendas de fotos ou vídeos, melhor. Como no Facebook, nesta plataforma também é possível direcionar anúncios a públicos específicos. Outra opção é inserir links que levem o usuário a conteúdos mais completos em outras plataformas, como sites ou blogs.

#LinkedIn

É a rede social corporativa. Diferentemente de plataformas como o Facebook, Instagram ou Twitter, o LinkedIn possui um perfil mais sério e neutro. As postagens devem ser voltadas para públicos empresariais. É possível compartilhar publicações de outras redes e fortalecer a marca com seus prospects e clientes atuais, além de também posicionar profissionais da empresa como formadores de opinião. Os textos devem incluir uma linguagem formal e conversar com seriedade com o público que está consumindo o conteúdo.

#Twitter

Permite que as marcas interajam com os assuntos mais “quentes” e comentados do momento. Assim, as empresas podem fazer parte de debates ou promover produtos e serviços. Esta plataforma também conta com o famoso RT (retweet), permitindo que os usuários compartilhem mensagens alinhadas às suas próprias opiniões.

As redes sociais têm aproximado cada dia mais os consumidores das marcas, movimento que torna o marketing digital um recurso indispensável a negócios de qualquer tamanho ou segmento de atuação. Qual delas é a mais importante para o seu negócio? Em princípio, todas. Cabe, porém, avaliar qual se adequa melhor aos objetivos do seu negócio. Entender o seu público-alvo para saber conversar com ele é outro aspecto imprescindível.

Tags:     , ,

Quer ser
nosso cliente?



Notícias relacionadas

Smarketing quais os benefícios de alinhar o marketing às vendas?

Blog | 16.05.2018


Smarketing: você já conhece os benefícios?

CompartilharIntegrar as qualidades dos setores de Vendas e Marketing em uma só: esta é a proposta do Smarketing. Você já parou para pensar na [...]

Leia mais →
Campanha de Dia das Mães de B.blend é prorrogada

Blog | 16.05.2018


Campanha de Dia das Mães de B.blend é prorrogada

Compartilhar Na ação, clientes podem adquirir máquina com valores especiais, ganhando R$ 100,00 em cápsulas Para celebrar o Dia das Mães, [...]

Leia mais →
De casa nova, Agência 242 anuncia 10 novas contratações

Blog | 14.05.2018


De casa nova, Agência 242 anuncia novas contratações

Compartilhar “As novas contratações chegam para ampliar a nossa participação no mercado digital”, diz Gabriel Santacreu A digital [...]

Leia mais →