Selo Abradi

Uma das principais ferramentas para criação e administração de sites, blogs, portais de notícias, e-commerces e outros tipos de páginas é o WordPress.

Esse destaque vem do fato, segundo o W3Techs, que 59,1% do mercado do Content Management System (CMS), que em português significa sistema de gerenciamento de conteúdo, usa a programação WordPress.

Os concorrentes mais próximos da ferramenta não chegam nem a 7%. Esses dados são recentes, atualizados em junho de 2017.

Ou seja, atualmente o WordPress é a ferramenta de gerenciamento de conteúdo mais utilizado do mundo. Qualquer bom profissional de Marketing Digital precisa dominar as funções para desenvolver um trabalho completo.

O que é programação WordPress?

O WordPress é um software de gerenciamento de conteúdo para web gratuito, sendo distribuído sob a licença GNU (General Public License). Ele é destinado para criação de diversas páginas de cunho profissional com inúmeros recursos, desenvolvido na linguagem de programação PHP.

Além das facilidades de uso para a criação e edição de conteúdo de um portal, a programação WordPress possui uma capacidade de extensão, por meio de plugins, que torna adaptável para qualquer tipo de negócio.

Vale ressaltar ainda que não é necessário usar de uma linguagem de programação para trabalhar com o WordPress.

Portanto, o objetivo da programação WordPress é estabelecer uma boa relação entre o profissional de conteúdo sem nenhum conhecimento em códigos e a ferramenta, deixando-o confortável para utilizar, de forma simples e intuitiva, os variados recursos.

Como criar diferentes tipos de textos, inserir imagens e vídeos, trocar layout do site, elaborar formulários, entre outras funções disponíveis.

Entenda o funcionamento da programação WordPress

Atualmente, o WordPress disponibiliza duas versões aos usuários: plataforma WordPress.com e o WordPress.org.

A primeira é o serviço mais conhecido que oferece hospedagem gratuita a qualquer blog ou site por meio do uso do software do WordPress. Já a segunda é um site em que o usuário pode baixar gratuitamente o código fonte da plataforma e instalar em um outro servidor e domínio.

De qualquer forma, as duas versões oferecem um sistema parecido, com um dashboard de gerenciamento do site que possui as categorias no menu e suas respectivas funcionalidades. Entre algumas funções, destacamos:

  • Adicionar, editar e programar posts para o portal como se estivesse escrevendo no processador de texto Microsoft Word, por exemplo;
  • Editar arquivos de mídia e inserir imagens, vídeos e áudios;
  • Criar páginas, menus e outras categorias para o site;
  • Administrar os comentários dos visitantes;
  • Acompanhar todos os dados de acesso;
  • Editar o layout do site de forma simples;
  • Adicionar, criar, editar e excluir plugins e extensões;
  • Exportar e importar dados do portal.

Principais características da programação WordPress

Umas das principais características da programação WordPress é a funcionalidade de toda a plataforma ser destinada também para quem não tem domínio em códigos HTML ou qualquer outro tipo de linguagem de programação. Saiba mais sobre outros diferenciais do WordPress:

  • A democratização no desenvolvimento de sites e outros portais para qualquer tipo de negócio;
  • A instalação do programa para começar a utilizar o WordPress é simples e rápida, dura entre 5 e 10 minutos, diferentemente das concorrentes que leva mais tempo. Além disso, a atualização da plataforma também aconteça em poucos minutos;
  • O sistema de código da programação WordPress é aberto e isso significa que qualquer pessoa pode manusear o sistema;
  • Ambiente administrativo da plataforma fácil e intuitivo, feito para ser manuseado e administrado por qualquer pessoa;
  • O usuário pode mudar o tema do site, caso queira, sem perder nenhum conteúdo já postado no local, ou seja, você conseguirá mudar o visual do seu site sem que prejudique todo o conteúdo, ele permanecerá inalterado;
  • Com o intuito de gerar facilidade aos usuários, o WordPress também disponibiliza o acesso a ferramenta pelos dispositivos móveis. É necessário fazer o download do app do WordPress para melhor gerenciamento;
  • A programação WordPress disponibiliza diversos plugins ou extensões de recurso. Ao todo, são mais de 47 mil plugins gratuitos.

Contrate uma agência de marketing digital e aproveite para garantir crescimento nas suas vendas

Mesmo com a facilidade do gerenciamento do site pelo WordPress, é imprescindível contar com uma agência de Marketing Digital para que o um resultado ocorra de forma positiva em relação a qualquer tipo de negócio online.

Um trabalho realizado em conjunto com especialistas de marketing digital, exatamente como uma agência de marketing digital, trará frutos primordiais ao desenvolvimento do negócio.

A Agência 242 de Publicidade e Marketing Digital, localizada em São Paulo, foi reconhecida como Agência Digital do Ano pela ABRADI-SP. Além de possuir uma equipe qualificada e preparada para trabalhar com a área, todos os colaboradores possuem certificados em marketing digital.

Com diferenciais como atendimento dedicado aos clientes e estratégias que coloca inteligência de dados em contato direto com a criação, a Agência 242 é a melhor opção para auxiliar o seu negócio online a ganhar novos ares e reconhecimento na área investida.

Consultor de Marketing

Fale agora com um Consultor Especialista em Marketing Digital

*Campo de preenchimento obrigatório