WhatsApp
Selo Abradi

Converter leads, ou seja, potenciais clientes já interessados em um serviço ou produto, é um dos principais objetivos do marketing digital.

Ter o telefone, e-mail ou outras informações de quem já teve um primeiro contato com a sua marca, e ficou interessado, é avançar etapas na conversão de vendas. E, caso isso possa ser feito por meio de uma ferramenta digital, melhor ainda.

É para isso que servem as Landing Pages. Em português, significa “páginas de aterrisagem”, que é a primeira página com a qual o usuário se depara com um site.

Dentro do marketing digital, a programação landing page tem a função primordial de converter visitantes em leads. Por isso, também se usa o termo “página de conversão” para definir este recurso.

Em resumo, no marketing digital uma landing page é uma página contendo um formulário para que o internauta demonstre interesse num produto ou serviço e deixe dados de contato, como telefone, e-mail, ou qualquer outra informação que seja desejável e relevante para a empresa.

Sob essa perspectiva, tudo numa programação landing page deve ser atrativo, e convencer o usuário a interagir.

As landing pages são elementos muito presentes em planejamentos de marketing, principalmente quando o foco é ativação de vendas, já que proporcionam uma alta taxa de conversão de usuários em leads.

Além disso, as landing pages são um ótimo recurso para maximizar o ROI (Retorno sobre o investimento) numa campanha.

Principais elementos da landing page

Já que o objetivo da landing page é estimular o usuário a interagir, alguns elementos devem ganhar atenção. Apesar de ser uma página simples, a programação landing page precisa contar com muita criatividade, persuasão e sofisticação. Uma landing page bem programada aumenta muito a taxa de conversão de leads.

O título e o subtítulo, partes mais visualizadas na landing page, devem trazer mensagens claras, objetivas e diretas, para estimular o usuário a ler o restante do conteúdo.

O produto ou serviço precisa estar descrito nestas poucas linhas de forma que a pessoa tenha o desejo de adquirir mais conhecimento sobre aquilo que está sendo proposto.

Imagem também é tudo na programação landing page. Numa página com pouquíssimos elementos, uma imagem com certeza vale mais que mil palavras!

A identidade visual, possíveis fotografias ou ilustrações devem ter relação direta com o assunto da landing page, favorecendo a absorção da mensagem por parte do usuário.

O texto da landing page deve ser muito curto, simples e objetivo, mas ao mesmo tempo altamente informativo e persuasivo. Também é recomendável que se use técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que a landing page tenha um bom desempenho nos resultados de busca na internet.

Finalmente, o formulário da landing page é a parte mais importante, já que é lá que o usuário se transformará efetivamente em lead. Por isso, ele deve ser claro, com perguntas que extraiam as informações mais relevantes para a empresa.

Mas atenção:

  • Quanto mais perguntas, mais o internauta poderá ficar com preguiça de responder, e a taxa de conversão em leads pode cair.
  • De qualquer forma, nada adianta ter um nível insatisfatório de dados do lead. Por isso, é importante avaliar o que, de fato, você precisa saber.

Como promover a landing page?

Por melhor que seja a programação landing page, é necessário leva-la ao conhecimento do seu target, e isso pode ser feito de várias maneiras.

A estratégia de divulgação da landing page, assim como toda a estratégia de marketing, deve se basear nos canais de tráfego do seu público. A partir daí, é possível direcionar a campanha para gerar leads qualificados.

O próprio tráfego do seu site é uma ótima maneira de começar. Uma boa estratégia é utilizar as suas páginas mais populares, com mais acessos, para divulgar a landing page.

O e-mail marketing também é uma ferramenta eficiente para levar a landing page ao conhecimento de uma base já existente de clientes ou potenciais.

A própria utilização do SEO, quando bem feita, trará uma taxa de acessos orgânicos na sua landing page, otimizando o budget da campanha e maximizando o ROI.

Com o SEO, seu potencial cliente vai se deparar com a landing page no momento em que está procurando por informações correlacionadas, aumentando as chances de interação.

As redes sociais e mídias pagas, por mais que tragam a ideia de custos mais altos, também proporcionam altas taxas de conversão. Por isso, desde que bem contempladas no mix de ferramentas para divulgação da landing page, trazem resultados muito significativos.

A Agência 242 nasceu com DNA digital, e está há dez anos no mercado trabalhando com parceiros nacionais e internacionais, revolucionando o marketing digital com estratégias inovadoras.

Nosso time traz profissionais certificados em programação landing page, e dedicados a oferecer todo o potencial do mundo digital aos nossos clientes. Somos especialistas em oferecer soluções digitais integradas, focadas em resultado.

Consultor de Marketing

Fale agora com um Consultor Especialista em Marketing Digital

*Campo de preenchimento obrigatório