Selo Abradi
O planejamento de inbound marketing é especialmente recomendado para ajudar a sua empresa a atrair e manter novos clientes. O conceito do inbound se baseia na atração de novos usuários para suas redes sociais, site, blogs, e-mails marketing e que podem vir a se tornar clientes.

O que é o planejamento de inbound Marketing?

O planejamento de inbound marketing é especialmente recomendado para ajudar a sua empresa a atrair e manter novos clientes. O conceito do inbound se baseia na atração de novos usuários para suas redes sociais, site, blogs, e-mails marketing e que podem vir a se tornar clientes.

O inbound utiliza ainda a criação de conteúdos ricos e relevantes para atrair o seu público. Por isso, é tão importante que você construa um planejamento de inbound marketing que considere o objetivo principal da sua campanha e determine ações voltadas para atrair seu público de modo a cumprir suas metas.

Qual é a importância do planejamento de inbound?

Um planejamento de inbound marketing é essencial para ajudar a construir uma marca forte, facilitar a venda e a fidelizar os seus clientes. Esse planejamento é o que guiará a sua empresa para que ela consiga atender as suas metas e também não desperdiçar verba.

Além disso, um planejamento de inbound marketing ainda é recomendado para que a sua empresa conte com um cronograma organizado de tudo o que deverá ser executado. Isso diminui a possibilidade de erros nas ações, além de ser um incentivo para que todas as atividades sejam cumpridas.

O que é o funil de conteúdo?

O funil de conteúdo, ou funil de vendas, é uma técnica muito comum no marketing de conteúdo. Esse funil é utilizado para indicar em que estágio da decisão de compra o seu cliente se encontra. Dessa forma, ao saber em que lugar ele está, é mais fácil você planejar conteúdos especiais e indicados para ajudar o seu cliente a avançar no seu estágio.

Por isso, é preciso muito cuidado, já que em cada estágio o seu consumidor apresentará mentalidades e comportamentos diferentes. Assim, é preciso que a sua empresa se adeque e se planeje para que as suas estratégias e ações sejam correspondentes com o momento adequado, deixando suas ações mais eficientes.

No começo do funil de vendas, encontram-se os consumidores que ainda nem sabem que possuem um problema e que a sua empresa é a solução ideal. Aqui, deve-se priorizar conteúdos mais genéricos e que exemplifiquem os problemas que a sua persona possui.

No meio do funil de vendas, estão os consumidores que já sabem qual o problema que estão enfrentando. Agora, eles precisam de conteúdos mais aprofundados e ricos, que a ajudem a solucionar seus problemas. Aqui também é quando, geralmente, o seu público pode virar um lead em potencial.

Como determinar as estratégias de conteúdo a serem utilizadas?

Agindo junto com a sua agência digital, o seu planejamento de inbound marketing deve levar em conta quatro etapas para criar seus conteúdos. Ainda orientada pelo funil de vendas, a sua agência digital deve planejar em que momento o seu cliente deve ser atraído, transformado em lead, virar cliente e ser encantado e fidelizado.

Essas etapas do inbound marketing servem como uma orientação para que a sua empresa e a sua agência digital desenvolvam conteúdos que terão resultados e não desperdicem a verba disponibilizada para o seu planejamento de marketing. Assim, ao lado de uma agência digital, como a Agência 242, a sua empresa pode ter a certeza de que o seu planejamento terá o resultado esperado.

As suas estratégias de inbound marketing também incluem a otimização de SEO e a pesquisa e o monitoramento de palavras-chaves. Com isso, a sua empresa e a sua agência digital podem descobrir como o seu cliente percebe a sua imagem e o mercado na internet, o que facilita que você descubra novas oportunidades que poderia estar perdendo. Mas não é só isso, esse monitoramento também serve para corrigir ações equivocadas e acompanhar a performance de tudo o que foi planejado.

Qual é a melhor maneira de utilizar o seu planejamento de inbound marketing?

Existem inúmeras opções para executar o seu planejamento de inbound marketing. Por isso, é tão importante que a sua empresa considere utilizar os serviços de uma agência digital, como a Agência 242. Pois por meio de uma análise detalhada de todo o cenário, de informações de como está a sua empresa e da percepção do público sobre ela que é possível determinar quais as melhores ferramentas e estratégias a serem utilizadas.

Às vezes, tudo o que seu consumidor precisa é de um conteúdo rico e que tire as suas dúvidas sobre determinado problema ou que a sua empresa precise trabalhar melhor a sua presença digital, facilitando um contato inicial por parte de seus consumidores potenciais.

Qual é a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?

Inbound marketing é utilizado de maneira menos invasiva, uma vez que é o consumidor quem procura por você. Já o outbound marketing é uma técnica considerada mais invasiva pelos consumidores, já que, com ela, é a empresa que faz o primeiro contato, mesmo que o cliente não queira.

Por exemplo: no inbound, o consumidor encontra a empresa através de ebooks, blogs, landing pages e e-mail marketing com assuntos voltados para o que o seu público já demonstrou interesse ao navegar pelo seu site ou blog. Já no outbond, as estratégias mais comuns são as ligações de telemarketing, e-mails marketing padronizados e impessoais e mala direta.

O mais indicado é que a sua empresa e a sua agência digital avaliem quais são os objetivos a serem atingidos e, a partir disso, determinem quais são as melhores ferramentas de cada tipo de marketing que mais se encaixam em cada situação. Além disso, vale mencionar que o inbound marketing costuma ter um custo bem menor em relação ao outbound. Mas vale reforçar que a sua empresa e a sua agência digital devem decidir quais são as melhores combinações e estratégias de cada um que devem ser utilizadas.

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