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Selo Abradi

Manter uma empresa em uma posição de destaque no meio digital é uma tarefa que requer estratégias. Conquistar um público já acostumado com milhões de opções de serviços similares (e todos dias surgem outros) exige disciplina e dedicação diárias.

Em tempos de crise financeira e instabilidade política, o mercado por si só se mostra pouco amigável, especialmente aos recém-chegados.

Por isso, o planejamento digital é uma solução que ganha cada vez mais espaço entre os serviços disponibilizados pelas agências de conteúdo. É uma parte essencial do conjunto de serviços oferecidos aos empreendedores que querem suas empresas na internet.

Sem o planejamento, nenhuma das estratégias de marketing digital, de Inbound marketing ou de marketing de conteúdo consegue dar frutos e resultados em longo prazo.

Por isso, elaboramos um artigo informativo, com todos os elementos necessários sobre o planejamento digital, a sua definição para aqueles que não conhecem esta tática e como ela pode fazer toda a diferença na busca do seu empreendimento pelo sucesso na web.

Planejamento digital – conheça a ferramenta estratégica e qual a diferença que ela pode fazer no seu empreendimento

Antes de tudo, precisamos definir o que é planejamento digital para aqueles que ainda não conhecem esta estratégia.

Planejamento é o conjunto de ações pensadas e planejadas que precisam ser tomadas na esfera digital para valorizar todas as vertentes de seu empreendimento, como conteúdo, entrega do serviço/produto, resultados, reputação, popularidade etc.

Abaixo, elencamos os elementos principais que precisam fazer parte do planejamento digital de qualquer empresa e como são colocados em prática na gestão do seu empreendimento:

  • Conhecer como ninguém a sua própria marca: pode parecer uma ideia um bocado simplista, mas é uma boa ferramenta de inicio de planejamento. Conhecer bem os valores, a missão e a visão de mundo da sua própria marca é importante na hora de traçar objetivos e definir estratégias na internet. Por isso, é necessário investir no conhecimento como arma de guerra contra a impopularidade na web.
  • Ter consciência de pontos fracos e fortes: conhecer a real situação do seu empreendimento é outra estratégia extremamente importante para alcançar sucesso no mundo digital. Assim, serão planejados detalhadamente o que pode ser mantido igual, o que precisa ser modificado e o que deve ser abandonado definitivamente.
  • Idealizar e criar canais de comunicação com o público: nada mais entristece um cliente que uma empresa que não tem ou não investe em seus canais de comunicação. Idealizar e colocar em prática canais de diálogo com o cliente, abertos a elogios, a críticas e a reclamações, é essencial para criar laços de confiança. Profissionais de marketing de conteúdo online trabalham full time na criação de canais de atendimento rápidos e acessíveis para diferentes tipos de empresa.
  • Colocar em prática a estratégia de benchmarking: esta estratégia pode ser resumida como um processo de análise e de comparação das atitudes da sua empresa, comparadas aos dos seus concorrentes. Conhecer seus competidores e suas abordagens de marketing digital é essencial para se inspirar no que seja válido e descartar o que não é conveniente para sua empresa.
  • Deixar claro os indicadores de sucesso de um projeto: nem tudo pode ser resumido ao número de curtidas, compartilhamentos e seguidores no mundo digital. Existem diversas métricas que podem e devem ser acompanhadas e, de preferência, definidas no planejamento. Profissionais de conteúdo digital trabalham com softwares profissionais que medem o sucesso ou o fracasso de estratégias de marketing digital, utilizando-se de número de views, aumento de vendas etc.
  • Definindo um público-alvo: para alcançar sucesso com o seu conteúdo, é importante definir qual será o público-alvo das suas investidas em marketing digital. Assim, será mais fácil a produção de promoções, de sorteios e de pesquisas. Nós auxiliamos o empreendedor a definir o público que tem as maiores semelhanças com o produto e/ou serviço oferecido.
  • Redes sociais: é muito raro encontrar alguém que não esteja presente em algum tipo de rede social. Por isso, é extremamente importante determinar com antecedência quais redes sociais devem ser abordadas com maior entusiasmo. As principais (Facebook, Instagram, Snapchat, Linkedin, Twitter e Tumblr) devem ser consideradas e analisadas com calma, pois podem servir aos propósitos da empresa.

Planejamento digital – a importância de uma agência digital profissional e competente ao seu lado

Como constatado, existem diversas razões pelas quais o planejamento de um comércio on-line se torna essencial para alcançar o sucesso da sua empresa na internet. Com tantos elementos a serem considerados para realizar o planejamento, é preciso ter uma equipe de profissionais preparada e que tenha experiência no ramo.

Por isso, nós da Agência 242 oferecemos os melhores serviços de planejamento digital para marketing digital, marketing de conteúdo, Inbound marketing etc. A gestão das redes sociais, de websites e de blogs do seu empreendimento ficará nas mãos de uma equipe academicamente bem formada e com vasta experiência em empresas de diversos segmentos.

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