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Selo Abradi

Principal plataforma de vídeos online do mundo, o Youtube também é o buscador mais usado na Internet depois do superpoderoso Google. Com esses atributos, não à toa é uma ferramenta fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.

É uma mídia de brand awareness, engajamento e publicidades. Essas são as métricas a serem levadas em consideração no monitoramento de Youtube. São elas que vão dizer se o seu canal está no caminho certo.

Métricas são os dados que as redes sociais nos dão ao longo da “vida” da postagem. Vídeo no ar, hora de checar likes, comentários, reposts, comentários etc.

Monitorar as redes sociais é a principal vantagem do marketing digital. O feedback quase imediato permite ajustes de rumo e redefinições de estratégia. O que explica o crescimento dessas mídias como forma de fidelização de marcas.

A primeira dúvida que surge no monitoramento das redes é saber o que de fato precisa ser medido. Com o monitoramento de Youtube não é diferente. Cada métrica aponta para um caminho e é preciso ter cuidado para não se perder nos números.

Profissionais de mídia sabem que é necessário definir os KPIs das métricas do YouTube. A finalidade de cada uma vai estabelecer o sucesso ou fracasso do seu canal.

Estamos sempre lidando com algumas perguntas no ar:

Por quanto tempo meus usuários ficam no meu canal?

Quem são meus seguidores?

Seus vídeos são assistidos no Youtube ou em outras plataformas como Facebook sites ou blogs?

Muitos detalhes compõem o monitoramento de Youtube. E cada detalhe monta um enorme quebra-cabeça.

Por exemplo: o tempo médio que a audiência assiste aos vídeos determina a duração das produções. Assim, as pessoas assistem um tempo maior do conteúdo e ficam mais tempo no canal.

Era mobile

Grande parte do conteúdo produzido hoje nas redes sociais é em vídeo. A maior parte desses vídeos é vista em celulares e smartphones. Na sua planilha do que pensar, acrescente o tempo de carregamento e responsividade.

Sim! Seu canal tem que ser responsivo, ou seja, tem que ser viável e possível de ser visualizado em todos os formatos: celular, desktop, notebooks, tablets e até TVs.

Se a ideia é jogar seu conteúdo nesses canais de qualquer maneira, esqueça. Canais responsivos são aqueles adequados às características das plataformas onde são exibidos.

O consumo de informação em qualquer hora e lugar aumentou as preocupações dos profissionais responsáveis pelo monitoramento de Youtube. Tem que pensar na legenda, no corte do vídeo, no agrupamento das playlists, na atualização etc.

O Youtube oferece uma ferramenta que ajuda muito esse processo, o Youtube Analytics. Além de fornecer métricas gerais, o Analytics tem ainda dados demográficos, locais de reprodução e tráfego.

Uma vantagem do Youtube é a inscrição no canal. Além de curtir, o usuário pode se inscrever e receber as atualizações de conteúdo. O que facilita e muito o retorno do usuário ao canal.

O conhecimento das métricas específicas dará a equipe de marketing e vendas diversos caminhos para o sucesso. O monitoramento de Youtube é um dos mais completos das redes sociais.

O Analytics disponibiliza gráficos e mapas que dão a leitura exata de engajamento e retenção.

Ferramentas gratuitas

Há diversas ferramentas gratuitas disponíveis para o monitoramento de Youtube. Quintly, LikeAlyzer, ViraWoot, SocialBakers, entre outras. Você pode usá-las em algum momento a depende do tamanho do seu objetivo.

Todas esbarram em limitações de número de canais e acabam fechando alguns dados em troca de uma assinatura. A utilização desses mecanismos pode ser uma estratégia. Mas porque não investir em uma agência de marketing digital?

Todo trabalho de monitoramento demanda tempo de análise, o cruzamento de diversos relatórios e a checagem diária de números.

Toda essa checagem de tráfego e retenção gera insights, que por sua vez irão gerar novas campanhas e novas estratégias.

Sem a leitura adequada, um canal do Youtube pode se tornar um instrumento subutilizado com uma boa ferramenta de marketing. E isso não pode acontecer quando se está falando na segunda maior rede social do mundo.

Se você se dá por satisfeito quando seu vídeo aparece no Google Search, melhor reavaliar o que você está ganhando investindo tempo e dinheiro na produção de vídeos para a web.

A rede social pode e é uma grande fonte de negócios, mas como toda ferramenta é preciso saber usa-la em todo o seu potencial.

Chegou a nossa vez de te mostrar que a Agência 242 pode te ajudar não só no monitoramento como também na criação de um canal atrativo, que gera leads e altas taxas de conversão.

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