Marketing digital: o que é e como agrega ao seu negócio?

Por Gabriela Dudu
Blog | 27.04.2018
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Marketing digital é promoção de produtos, serviços e marcas por meio de canais online. A mensuração é em tempo real

Marketing digital se trata da promoção de produtos, serviços e marcas por meio de canais online. Diferente do marketing tradicional, proporciona abordagem direta e personalizada do público, no momento mais oportuno. Outra diferença é a análise dos resultados em tempo real. Estratégias de marketing digital são perfeitas para conquistar e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado.

Nos dias de hoje, o marketing digital tem sido uma das principais formas de se comunicar com clientes ou consumidores em potencial. Isto porque a internet está tão incorporada ao dia a dia das pessoas que se torna praticamente impossível fazer qualquer coisa sem ela. Desde coisas simples, como pedir comida por aplicativos, até tarefas mais complexas, como transações bancárias. 

Se a vida foi transformada a partir da internet , o mesmo pode-se dizer sobre os processos de compras. É comum, atualmente, pesquisar serviços e produtos na internet antes da decisão pela compra final: seja para buscar maiores informações, explorar melhores preços ou até mesmo encontrar soluções para problemas antes da realização da aquisição.

O marketing digital é uma grande oportunidade para  empresas promoverem suas marcas e multiplicarem oportunidades de negócio, já que, a cada dia, a internet está cada vez mais integrada a vida das pessoas. Estamos conectados grande parte do nosso tempo, seja jogando games online, conversando ou consumindo conteúdos. Na comparação com o marketing tradicional, ficou muito mais fácil conquistar o público-alvo,  não importa qual o nicho de mercado do seu negócio. O seu consumidor, hoje, está online, dividindo impressões e opiniões sobre os produtos que consome, se estão satisfeitos ou se pretendem voltar a fazer negócio com a sua empresa. 

Uma das maiores facilidades de quem usa canais de marketing digital é a possibilidade de medir o impacto de cada ação em tempo real: quantas pessoas visitam o seu site, quantas se tornam consumidoras. Desta forma, se torna possível identificar quais estratégias trazem mais resultados ou merecem mais investimentos.

Existe uma imensa gama de possibilidades de aplicações do marketing digital. Algumas estratégias e táticas, no entanto, costumam gerar resultados mais positivos que outras. São elas:

Marketing de conteúdo

A questão, hoje em dia, não é mais, simplesmente, estar na internet, mas como se posicionar nela para conquistar a atenção do público-alvo e se destacar perante a concorrência. É preciso adotar sempre as melhores estratégias. Uma das principais é o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma ótima aposta para engajar as pessoas, aumentando a sua rede de clientes e consumidores potenciais. Através de textos relevantes, é possível atrair, envolver e gerar valor de imagem positivo para a sua marca.

A importância do marketing de conteúdo é tamanha que, de acordo com os dados da Content Trends 2017, 71% das empresas brasileiras já utilizam essa metodologia em suas estratégias de negócio para a aquisição de novos clientes.

Produzindo conteúdo de qualidade, as interações das pessoas com a sua marca aumentam. O resultado disso são clientes tão fiéis à sua marca que além de recomendá-la, se tornam “embaixadores”.

SEO

Toda vez que você publica um conteúdo, o seu desejo é que ele alcance a maior quantidade possível de pessoas. É por isso que entender o que é SEO e aplicá-lo ao seu conteúdo é quase uma obrigação.

Os critérios para a classificação de qualidade de conteúdo são baseados em métricas como taxa de rejeição, tempo de navegação e compartilhamentos em mídias sociais. Quando o usuário faz uma pesquisa, como “marketing digital” por exemplo, o buscador compara as informações com todas as outras já existentes em sua base de dados.

Para decidir se o seu blog ou site possui o conteúdo buscado pelos usuários, o Google chega a utilizar até 200 fatores de ranqueamento, como: palavras-chave, velocidade de carregamento da página, links internos e externos e periodicidade de atualizações. São métricas de SEO.

E-mail marketing

Não contate o seu cliente a todo o momento. Envie apenas e-mails que são realmente necessários. Evite conteúdos longos e vá direto ao assunto. Não desperdice o tempo das pessoas. Seja breve.

Seja gentil e crie uma linguagem mais íntima com seu cliente, tratando-o pelo nome e, quando possível, assinando os e-mails com o nome de quem está enviando, ao invés do nome da empresa. A relação passa a ser humanizada. 

Mídias sociais

Gerenciar as mídias sociais vai além de apenas fazer publicações. Envolve várias etapas, incluindo desde a definição de estratégia, o posicionamento de marca, o planejamento de conteúdos que serão publicados e a execução, até o monitoramento e mensuração de resultados.

O marketing digital veio para ampliar e otimizar as vantagens que o marketing tradicional já possuía. Também trouxe inúmeras vantagens, tanto para as empresas – de pequeno, médio e grande portes, como para o consumidor.

Ao passo que o mundo se torna cada vez mais conectado, o marketing digital acompanha esse crescimento na mesma proporção.

Produção de conteúdo com a técnica de inbound marketing

As empresas pensam na qualidade dos serviços e dos produtos que entregam para os seus consumidores. É muito importante, também, pensar em formas atrativas para manter o seu cliente sempre consumindo.

Para manter essa periodicidade, é necessário utilizar o inbound marketing, cujo conteúdos têm valor. Eles devem agregar diretamente ao consumidor, incentivando-o a sempre a voltar e realizar novas compras.  

É importante conhecer o seu público-alvo, criar a persona da sua marca, para entender o que ele gosta no seu produto, pelo que procura e o que deve ser priorizado na hora da realização da compra.

É preciso entender a diferença entre cada uma das ferramentas que envolvem o marketing digital para saber utilizar o melhor de cada uma. O marketing digital não é tão simples. É importante entender que se trata de um conceito dinâmico.

O marketing digital se renova dia após dia, como tudo que está dentro do universo digital, está em constante atualização. O profissional de marketing digital deve estar sempre atento e acompanhando essas mudanças.

Marketing digital é um meio para se comunicar com consumidores e possíveis clientes de forma online, mais pessoal e com dinamismo, seguindo a constante mudança das tecnologias.

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