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O que é o marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma técnica para engajar o seu público. Fazê-lo interagir e se informar sobre o seu mercado, a sua marca ou o seu produto é essencial para cativar o seu futuro consumidor e mantê-lo interessado. Com o marketing de conteúdo, é necessária a criação de conteúdos que sejam relevantes para o público e que tragam informações valiosas para ajudar a solucionar o problema que fez o seu cliente o encontrar em primeiro lugar.

Com o marketing de conteúdo, é possível atrair e envolver as pessoas, apresentando algo que gere valor para elas, seja em forma de conteúdo, informações ou soluções para os seus problemas. A ideia por detrás do marketing de conteúdo é transformar a imagem da sua empresa em uma mais positiva perante o seu consumidor.

Qual é a importância do marketing de conteúdo?

Divulgar, informar, encantar, convencer e vender. Essas são algumas das funções que tornam o uso do marketing de conteúdo tão importante para qualquer empresa. Porque, com o marketing, é possível que a sua empresa se comunique melhor com o seu público-alvo, gerando uma relação mais próxima e afetuosa com o consumidor.

Além disso, o marketing de conteúdo também é muito útil para gerar uma base sólida de leads, que, se bem cuidada e gerida, pode resultar em clientes futuros para a sua empresa. Os leads são uma excelente fonte de possíveis consumidores, já que eles deixaram informações de contato com a sua empresa de maneira voluntária. Esse primeiro contato por parte do consumidor é menos invasivo quando você entra em contato com o cliente, já que ele já espera esse contato no futuro.

Os benefícios do marketing de conteúdo

Além de beneficiar a imagem que o seu público, em geral, possui da sua empresa, com o marketing de conteúdo você pode se tornar uma referência no assunto em questão. Alguém em quem os seus clientes confiam e sabem que podem receber a ajuda e as informações necessárias para os problemas que eles enfrentam.

Mesmo que num primeiro instante o marketing de conteúdo não resulte em números de vendas, com ele é possível criar e cativar clientes assíduos e que irão defender e divulgar a sua marca. Isso se deve ao relacionamento que o marketing de conteúdo é capaz de criar e estabelecer com as pessoas, pois, ao gerar conteúdos relevantes e que tragam a informação que o seu público deseja, ele acaba por criar uma confiança maior. Dessa forma, você se torna referência no assunto para os seus consumidores.

O funcionamento do marketing de conteúdo

Para utilizar da melhor maneira o marketing de conteúdo, é preciso conhecer o seu público, e isso é representado pelas personas. A persona é uma representação figurada de como o seu consumidor pensa, interage e reage perante o seu conteúdo, o seu produto ou a sua marca. A criação de uma persona é uma etapa muito importante para quem deseja utilizar o marketing de conteúdo. Por isso, é ideal que seja elaborada por uma agência de marketing digital, pois ela conhece melhor os procedimentos de criação.

Uma persona normalmente possui nome, profissão, idade e um problema que a sua empresa pode ajudá-la a resolver. Dessa forma, fica muito mais fácil criar conteúdos direcionados exatamente para o seu público-alvo, já que você o conhece melhor e sabe exatamente quais são seus desejos e a melhor maneira de ajudar sua persona — a representação de todos os seus clientes — a resolver o seu problema.

Dependendo da análise da sua agência de marketing digital, é possível que a sua empresa precise de mais de uma persona. Isso é totalmente normal, dependendo do escopo de serviços que a sua empresa disponibiliza para os seus clientes. Além disso, é preciso que a sua agência oriente a sua empresa e ajude no processo de criação de conteúdos específicos para a sua persona, dependendo do estágio onde ela se encontra no funil de vendas.

O funil de vendas é composto por três estágios: o topo do funil, onde o consumidor ainda está buscando mais informações; o meio de funil, quando o cliente já procura uma solução para o seu problema; e o fundo de funil, onde a decisão final ocorre.

Criação de conteúdo adequado

Para encantar seus clientes e também trabalhar o SEO da sua empresa, é necessária a geração de conteúdo relevante, interessante e que ajude seus clientes a resolverem os seus problemas. Para isso, a sua agência de marketing digital pode ajudar a consolidar a sua presença nos meios digitais, tais como redes sociais, site e, até mesmo, blog ou ebooks.

Um blog e ebooks são conteúdos mais detalhados e aprofundados sobre os serviços que a sua empresa é capaz de proporcionar para seus clientes. Mas não se esqueça de que a divulgação do seu blog ou o download do ebook resultam em vendas imediatas. Trabalhar com marketing de conteúdo é um processo com resultados mais aparentes a longo prazo. Dessa forma, é necessário paciência para que o trabalho seja desenvolvido com calma, precisão e excelência.

Depois de conquistar seus clientes

Após o seu cliente se tornar um consumidor fiel, é preciso mantê-lo desse jeito. Afinal, é muito mais fácil e barato manter um cliente do que gerar novos clientes. Por isso, é essencial que a sua empresa utilize o marketing de conteúdo para manter os seus clientes cada vez mais encantados pela sua empresa, pelo seu produto ou pela sua marca.

Assim, sua empresa deve ser responsável por um excelente pós-venda, criando uma experiência memorável para o seu cliente após a efetuação da compra. Para isso, a sua agência digital pode se utilizar do seu blog já criado e gerar conteúdos que demonstrem diferentes usos do produto, por exemplo. Além disso, é preciso uma estratégia sólida para se relacionar não só com seus clientes, mas também com possíveis consumidores futuros, nas redes sociais.

Lidar de maneira rápida e eficiente com reclamações, sugestões e elogios por parte dos seus consumidores demonstra preocupação e profissionalismo por parte da sua empresa.

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