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O que é inteligência de negócios?

Inteligência de negócios, ou conhecido como BI, é uma área baseada em informações de dados. São técnicas de captação de dados pessoais de consumidores através de meios digitais, tais como redes sociais, landing pages e outras maneiras de coleta. Inteligência de negócios serve para analisar comportamentos de consumidores, conseguir dados e informações pessoais do público alvo que estão disponíveis em meios digitais ou que ele por vontade própria forneça para a empresa, em troca de algum benefício que agregue valor no dia a dia dele. Ter um departamento de inteligência de negócios, significa ter em suas mãos um compilado de análises de informações de extrema importância para empresa. Como informações e dados baseados em comportamentos, análise de tendências, verificação de caminhos propostos a seguir para uma tomada de decisão, e muitas outras formas de análises.

Conceitualmente, a inteligência de negócios, tem em seu escopo de trabalho, analisar toda e qualquer informação relacionada ao mercado atuante da empresa, seu consumidor, concorrentes, praças, players, novos entrantes no mercado, tendências, e muito mais. Todas essas informações são cruciais para tomar decisões no futuro, mais cedo ou mais tarde, todos esses dados serão utilizados para traçar novas campanhas de marketing, podendo também, se expandir para criação e desenvolvimento de novos produtos. Esses dados podem ser coletados através de pesquisas de mercado, mas caso necessário otimizar tempo e investimentos, pode ser elaborada estratégias de coleta no ambiente digital, através de sites, landing pages ou monitoramento de redes sociais. Um serviço completo tem dados significamente mais completos também, mas claro, tudo varia das estratégias de coletas e as táticas que permeiam seus investimentos.

A importância da inteligência de negócios

Qual é o nível de satisfação dos seus consumidores? Qual o motivo pela compra? Quais fatores definem a conversão de um anúncio em vendas? Quem é o decisor de compras da família? Quem é o seu público e qual seu comportamento? Se a sua empresa não sabe responder essas e muitas outras perguntas, ela precisa urgentemente de um parceiro especializado em inteligência de negócios. Tem perguntas que precisam de respostas concretas e baseadas em dados de milhares de consumidores. Quanto mais respostas para uma questão sua empresa tiver, mais terá um padrão e uma média de análise para o departamento de BI. Consegue perceber qual é a importância de ter uma inteligência de negócios extremamente eficaz, trabalhando para a tomada de decisões voltadas para o marketing digital da sua empresa, até seguindo a comunicação trezentos e sessenta graus, atendendo todos os pilares de comunicação on e offline.

Tomar decisões pode parecer fácil, mas sofrer as consequências das ações tomadas precipitadamente é uma das coisas mais difíceis que existem no ramo corporativo. Entender como está a situação atual do mercado atuante da sua empresa, seus consumidores e as tendências, é de grande importância para tomar as decisões corretas. É possível agir de acordo com os dados e informações que o departamento de inteligência de negócios coletam. Seguir um caminho, pelo simples fato de algumas pessoas da sua empresa acharem melhor seguir, sem ter base e fundamentos em nenhum dado, é um erro comum que deve ser superado pela tomada de decisões baseadas na coleta de dados e informações.

Como funciona a inteligência de negócios?

No ramo da inteligência de negócios, o profissional é especialista em técnicas e operação de ferramentas para conduzir um projeto de coleta de informações. Sabe exatamente a quantidade de dados que são necessárias para tomada de decisões baseadas em suas análises de informação. Para entender como funciona a inteligência de negócios, é preciso entender suas formas de captação de dados. Podem ser tanto no ambiente offline, quanto no ambiente online. No offline, a coleta pode ser através de pesquisa de mercado, quantitativa, qualitativa, pesquisa exploratória, de afinidade, entre outras. Online, as informações podem ser coletadas através de monitoramento de redes sociais, através de landing pages de cadastro, formulários de cadastro para receber algo em troca da empresa, sites, e muitas outras formas de análise como o Google Adwords.

O departamento de inteligência de negócios utilizam um software para agregar valor na tomada de decisões de forma objetiva e funcional. Um bom software de BI, precisa fazer a medição dos dados. A medição é basicamente uma hierarquia de desempenho sobre as suas metas de mercado. Deve ter uma análise crítica para preparar os especialistas em BI para a tomada de decisões com agilidade e objetividade, com finalidade de melhorar o desempenho das suas metas. O software precisa gerar relatórios gerenciais para ter mais praticidade na hora de mostrar os dados aos decisores de ações. A plataforma deve ser intuitiva e integrar outros programas de coletas de dados e assim unificar e compilar as informações em um único lugar. Com uma boa plataforma, é possível fazer uma gestão contínua de conhecimento e continuar elevando os processos e as metas estratégicas, sempre baseadas em dados e informações.

Como ter boas práticas em inteligência de negócios?

A principal estratégia para manter uma inteligência de negócios funcionando de maneira perfeita e extremamente funcional, é preciso utilizar uma equipe de BI para manter os resultados sempre nas alturas. Uma equipe de BI, faz parte de um departamento de Mídia especializado em estratégias e táticas digitais para coleta de dados e análise de informações cruciais para tomadas de decisões a pequeno, médio e a longo prazo. Essas informações são extremamente eficientes e a coleta de dados requer experiência e especialização no mercado digital, assim como a Agência 242 tem em seus mais de 7 anos de atuação.

A Agência 242 é uma agência de marketing digital com grande know-how nos assuntos digitais e da era de performance. Com grandes clientes atuantes no mercado internacional e nacional, a Agência 242 desenvolveu grandes projetos com altos índices de performance, graças à análise de dados, onde foi possível tomar decisões eficientes e ser ainda mais assertivo com as tags para boas performances. O ROI de diversos clientes vão além das expectativas e as estratégias de marketing digital são sempre baseados em dados e informações de valor que o departamento de BI, junto das ferramentas de inteligência de negócios agregam no projeto. Entre em contato com a melhor agência de marketing digital de São Paulo e descubra como ter boas práticas em inteligência de negócios e ver seus resultados digitais serem elevados. Veja os serviços completos da Agência 242 e descubra como podemos trabalhar em conjunto para ver a sua empresa ou marca atingir o sucesso.

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