Selo Abradi

Antes de falar sobre os benefícios do Instagram Ads e explicar como anunciar na plataforma, é preciso responder a uma breve pergunta:

O que é Instagram?

Com grande apelo da imagem, é uma rede social com foco no compartilhamento de fotos e vídeos. App gratuito que pode ser baixado por usuários Android e iOs, o Instagram conta com uma dinâmica muito simples na qual pessoas e marcas seguem umas às outras para acompanhar as suas postagens.

Como em outras redes sociais, no Instagram também é possível interagir com as publicações, através de curtidas e comentários em posts, e ainda por meio da troca de mensagens privadas, os “directs”. Hoje, um dos principais formatos da rede social são as “stories” (histórias), recurso inspirado no Snapchat em que as postagens duram exatamente 24 horas.

O Instagram foi adquirido em 2012 pelo Facebook por US$ 1 bilhão. Desde então, não para de crescer. Segundo dados oficiais, em 2017 o Instagram contava com 800 milhões de usuários ativos, sendo 500 milhões ativos diariamente e 300 milhões de usuários diários do stories.

As estimativas apontam que 200 milhões de usuários interagiram diariamente com marcas na plataforma. De acordo com a Mediakix, em 2018 a rede social deve atingir 1 bilhão de usuários ativos. O Instagram é uma ferramenta incrível para empresas de todos os tamanhos e tem o poder de ajudá-las a alcançar e engajar os seus públicos-alvo com facilidade.

Explorando o Instagram Ads:

Agora que você já sabe o que é o Instagram, pode explorar a ferramenta que possibilita a criação e veiculação de anúncios na rede social.

A expressão deriva de “Instagram Advertising”, que, em inglês, significa “Publicidade no Instagram”.

É um recurso parecido com o Facebook Ads, além de igualmente eficiente. Através da ferramenta, você será capaz de não só aumentar o tráfego para o seu site, blog ou comércio eletrônico, como também descobrir como ganhar novos seguidores, tornar a visibilidade da sua empresa maior, construir a identidade da sua marca e aumentar suas vendas.

O Instagram Ads possui diversos formatos, desde geração de leads, passando por vídeos, até campanhas focadas em vendas para e-commerce. Recentemente, a rede social possibilitou anúncios em formato de stories e o impulsionamento de posts, de forma parecida como ocorre no Facebook.

Com o Instagram Ads, o perfil da marca consegue se destacar em meio às outras milhões de empresas, filtrando grupos específicos que podem se tornar futuros consumidores. O Instagram se tornou o local ideal para aumentar o engajamento e, claro, para elevar os lucros.

Quatro razões para anunciar no Instagram Ads:

  • 1. Mais resultados: o Instagram ajuda as empresas a receberem mais acessos no site e a venderem mais;
  • 2. Público engajado: as pessoas consomem mais conteúdos na plataforma;
  • 3. Segmentação precisa: no Instagram, pode-se especificar localização, dados demográficos, interesses, entre muitos outros dados;
  • 4. Exposição e reconhecimento: de acordo com uma pesquisa feita pela própria rede social, 60% dos usuários afirmaram conhecer e explorar produtos e serviços pelo aplicativo; ao passo que 75% dos usuários também disseram compartilhar com amigos produtos e serviços após vê-los no Instagram.

Como anunciar no Instagram Ads?

Pode soar estranho, mas os anúncios no Instagram são feitos através do Facebook Ads. Lembra que falamos logo no início que o Instagram foi adquirido em 2012 pelo Facebook? Pois é, as duas plataformas pertencem ao mesmo “dono”: Mr. Mark Zuckerberg.

Desta forma, o processo de criação para o Instagram Ads ocorre no Power Editor, parte integrante da estrutura do Facebook para marcas. Por meio do Gerenciador de Anúncios, é possível não apenas criar, como também acompanhar e mensurar uma campanha.

Se você ainda não sabe como criar uma campanha, vamos te ajudar agora com o passo a passo:

  • Defina os objetivos: defina que resultado espera obter com o anúncio. Existem sete possibilidades: reconhecimento de marca; alcance; tráfego (para aumentar os acessos ao site); instalação de aplicativos; engajamento (curtidas e comentários); visualizações de vídeos; e conversões.
  • Nomeie a campanha: o nome da campanha não altera em nada a forma como ela é exibida ao público. O ideal é nomeá-las de forma que você consiga otimizar o gerenciamento dos anúncios.
  • Selecione o público-alvo: gênero, faixa-etária, localização, interesses e comportamento de compra. Definia as características do seu público. Quanto mais detalhes inserir, mais assertiva será a sua campanha.
  • Planeje o orçamento: defina o quanto está disposto a investir na campanha. Ao estipular o seu teto de gastos, o algoritmo da rede social definirá a melhor forma de distribuir os anúncios dentro do limite apontado.
  • Selecione o formato do seu anúncio: existem quatro formatos de anúncios: em fotos, vídeos, slideshow e no formato de carrossel. Escolha o que mais se adequa à sua campanha.
  • Ativando a conta do Instagram: após concluir as etapas anteriores, selecione a conta de Instagram na qual a campanha será vinculada.
  • Escreva seu texto: é preciso definir o texto do anúncio: o título, a mensagem de copywriting e a “call-to-action” (chamada para ação). Em “mostrar opções avançadas”, o Gerenciador de Anúncios do Facebook oferece sugestões criativas.
  • Confira a prévia do anúncio: Agora, já é possível visualizar uma prévia de como o anúncio vai aparecer para o público. Se deseja veicular a sua campanha apenas no Instagram, basta clicar nas demais prévias em “remover”. Por último, é só acionar o botão “criar anúncio”.

O desempenho de anúncios no Instagram Ads é chamado de métricas. É através deles que você consegue mensurar as campanhas; se de fato foram ou não efetivas. O monitoramento é uma parte essencial para o sucesso de qualquer campanha. Depois de criar e monitorar os seus anúncios no Instagram Ads, avalie a receptividade deles: analise os resultados em busca de padrões e tendências que possam ser usados a favor da sua marca. A maneira como as pessoas reagem aos seus anúncios pode ajudar você a otimizar os resultados e desenvolver campanhas cada vez melhores no futuro.

Agora que você já aprendeu como criar anúncio no Instagram Ads, não pode ficar de fora! Investir em redes sociais pode ser o primeiro passo para o sucesso das vendas.

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