WhatsApp
Selo Abradi

Quem podia imaginar há alguns anos que Youtuber seria uma profissão desejada? Pergunte a qualquer criança entre 10 e 15 anos o que ela quer ser quando crescer e a resposta será categórica: Youtuber.

A importância dessa rede só aumenta quando notamos que não existem "Facebookers". De rede social a profissão, o Youtube deixou há muito tempo de ser apenas um canal de vídeos caseiros para ser um meio eficiente de gerar receita.

Apenas no Brasil são 98 milhões de usuários mensais, dados disponibilizados ano passado pelo estudo YouTube Insights 2017, segunda edição do levantamento que mostra ao mercado os principais números da plataforma.

A boa notícia é que os números não param de crescer, o que aumenta a responsabilidade de quem faz gestão de YouTube. Personas, produtores, influenciadores. Os elementos são os mesmos, mas as características variam.

Dentre dos muitos assuntos abordados na rede, sabe-se que no Brasil, conteúdos com os temas game e futebol geram muito mais engajamento se comparados a outros como moda e gastronomia.

Pode parecer que esses assuntos não geram negócios. Errado. Geram e muito. Basta saber o que é gestão de Youtube e como fazer. Só a indústria de games lucra mundialmente US$ 110 bilhões e há 56 milhões de consumidores voltados a games.

Se a sua área de atuação abrange esses dois nichos e você não está no Youtube, é hora de repensar sua estratégia de marketing digital.

Como é a criação de um perfil?

Para que você tenha um perfil adequado e capaz permitir aos seus seguidores que tenham acesso à suas informações facilmente e de maneira completa é preciso completar todas as informações.

  • Complete a seção sobre você;
  • Adicione URL do site;
  • Adicione foto de perfil e capa;
  • Adicione informações iniciais;
  • Endereço físico se houver;
  • Faça uma descrição curta com a missão da empresa, e;
  • Inclua um contato.

Características da plataforma

Autenticidade, diversidade, criatividade são alguns dos atributos relacionados ao Youtube, uma rede social 100% visual. Estamos falando de vídeos, o conteúdo mais atrativo da Internet.

Como estamos falando de um ambiente com alto potencial de negócios, a gestão de Youtube tem de ser profissional. Cada vez mais, o conteúdo requer um mínimo de produção para atrair o consumidor. Mas encarece o custo? Não.

Estamos falando de vídeos curtos. Nenhuma produção hollywoodiana. Porque assim como em qualquer rede social, o conteúdo é Rei.

Gestão de YouTube não é apenas um trabalho de inserir ou apagar vídeos. O conceito do trabalho é gerar visualizações e viralizar a marca.

Sabemos que você está pensando que muitos influenciadores gravam em quartos simples, muitas vezes em casa.

Sim, é verdade. Mas esses influenciadores já estão consolidados na rede e fizeram dessa naturalidade o seu diferencial.

O custo da sua produção vai depender do seu objetivo na rede, do público que você quer alcançar e das estratégias de marketing. De uma empresa consolidada no mercado, ninguém espera uma produção de má qualidade.

Quando se trata de gestão de YouTube profissional, utiliza-se as mesmas estratégias das demais redes.

Antes de pensar no conteúdo, é preciso dar um passo atrás e definir:

  • Tipo de linguagem
  • Análise do público e da concorrência
  • Monitoramento do canal (inscritos, visualizações, likes)
  • Conteúdo e periodicidade
  • Gerenciamento (relacionamento com os usuários)

Não adianta ter uma linguagem muito moderna e dinâmica quando seu público está acostumado com um tipo de vídeo mais lento e explicativo. É preciso que o consumidor entenda as mensagens que você quer transmitir.

Ou seja, antes de colocar a mão na massa e criar sua conta, é fundamental ter a estratégia do canal planejada. Faça um benchmark, veja o que atrai ou não atrai as pessoas, os vídeos com maior número de visualizações.

Planeje seu canal dentro das estratégias macro da sua empresa.

Seu canal precisa de uma rotina de atualização, criando o hábito na sua audiência de sempre assisti-lo em horários e dias definidos. Mantenha-se firma aos horários de postagem de novos conteúdos e fale com seu público.

Para isso, integre seu canal com os outros meios de comunicação digital que sua empresa já tenha como sites, redes sociais e blogs.

Programa de parcerias

A plataforma trabalha com um Programa de Parcerias, que tem como base alguns critérios: alcance e interesse das pessoas que assistem seu canal, qualidade do conteúdo, frequência das postagens etc.

Estes são pré-requisitos para as empresas que almejam um canal relevante.

A gestão de Youtube feita dentro desses parâmetros te dará um canal bem cotado na plataforma.

Melhor Agência Digital de São Paulo eleita pela ABRADI-SP, a Agência 242 é especializada em marketing digital, com cases de sucesso que compravam sua eficácia. Contamos com sistemas e métricas precisos e profissionais certificados.

Revolucionamos o mercado trazendo um novo modelo de negócios, trabalhando inteligência de dados aliada à criação. Estratégia comprovadamente assertiva, que rendeu um total de R$15 milhões em vendas.

Com DNA digital, oferecemos uma variada gama de serviços para promover seu negócio no mundo digital. Produção de conteúdo, monitoramento, estratégia digital, SAC 2.0, Social ADS, SEO, CRM, Insights e muito mais.

Trabalhando coma gente, sua empresa alcançará os melhores resultados, sejam eles de branding, geração de leads ou vendas. Profissionalize seu marketing digital. Seja nosso cliente e saiba como otimizar seu negócio nas redes sociais.

Entre em contato com a gente!

Consultor de Marketing

Fale agora com um Consultor Especialista em Marketing Digital

*Campo de preenchimento obrigatório