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O que é Facebook Ads?

É o serviço de campanhas de marketing digital que o Facebook disponibiliza para que empresas e pessoas realizem anúncios publicitários na plataforma e alcancem resultados mais expressivos. O Facebook Ads é parecido com o Google Adwords. No entanto, uma das maiores diferenças é a oportunidade de segmentar os anúncios por localidade, faixa-etária, gênero, idiomas e até elementos de interesses do público-alvo. Outro diferencial do Facebook Ads é a possibilidade de promover textos, imagens, links e histórias patrocinadas para quem está conectado à plataforma.

Ao contrário do Google Adwords, o Facebook Ads ainda oferece controle do pagamento por anúncio com um menor número de conversões, uma vez que os anúncios são visualizados diretamente no feed de notícias dos usuários, e não pelas laterais, como acontece com a ferramenta do Google. Ou seja: os anúncios criados aparecem “camuflados” às postagens orgânicas, fazendo com que mais pessoas cliquem na propaganda.

Observando o comportamento do usuário dentro do Facebook, é possível estimar quais são as suas preferências de consumo, facilitando as atividades das empresas que anunciam. Vale lembrar que são milhões de pessoas e empresas que passam o dia navegando pela plataforma, uma das redes sociais mais populares do mundo. O país com o maior número de membros é o Brasil. O que isso significa? Que existem milhões de possibilidades num ambiente virtual que só cresce.

Por que fazer anúncios no Facebook?

Ainda que muitos tenham a consciência que o meio digital é imprescindível para gerar negócios e fidelizar clientes, não são todas as pessoas que exploraram profundamente a gama de possibilidades que as plataformas online proporcionam. O Facebook, por exemplo, é um ótimo canal para promover sua empresa ou negócio, a fim de que tenham mais visibilidade e alcancem públicos maiores.

Conhecer todas as potencialidades do Facebook Ads e saber como explorá-las por meio de anúncios ajuda a estreitar o relacionamento dos clientes com as empresas, sejam de grande, pequeno ou médio porte. Além de auxiliar de modo mais direto a segmentar os públicos estratégicos de interesse, a tática também atrai clientes potenciais, mesmo que ainda não tenham afinidade com os produtos ou com os serviços oferecidos.

Outro aspecto relevante é a variedade dos formatos de anúncios: promoção de páginas, impulsionamento de posts, ou redirecionamento do usuário a canais externos de comunicação da empresa, como sites, blogs ou e-commerces. Por sua grande capacidade de interação, o Facebook Ads ainda pode ser usado para conhecer melhor os clientes ativos e também atrair, de forma assertiva, com abordagens criativas e conteúdos adequados, os consumidores potenciais.

Como saber se as campanhas estão dando resultados? Conheça as métricas!

Agora que você já sabe o que é Facebook Ads, é importante que conheça também como ele funciona e de que forma pode trazer resultados relevantes para a sua empresa e para o seu negócio. Como saber se as suas campanhas estão atingindo os objetivos e dando resultados efetivos? Conheça agora as métricas que devem ser calculadas e analisadas:

  • Custo Por Ação (CPA): É o custo médio que se paga por cada ação que o usuário realiza nos anúncios. Anúncios relevantes estimulam mais pessoas a interagir com a ação desejada. E quanto mais ações (cliques/interações) existem no anúncio, menor será o custo por ação.
  • Custo Por Clique (CPC): É o quanto, em média, se investe por cada clique realizado no anúncio. O CPC médio é calculado através do custo total do anúncio pelo total de cliques.
  • Custo por 1.000 impressões (CPM): O custo por mil mostra a média que o anunciante paga para cada mil impressões do seu anúncio. Uma impressão é cada uma das vezes que o Ad é mostrado, havendo interação ou não. Ele pode ser calculado através da fórmula: custo total do ad / (total de impressões/1.000).
  • Frequência: média de cliques que cada usuário deu no anúncio;
  • Impressões: quantas vezes o anúncio foi exibido.
  • Banner: são os anúncios gráficos. Podem ser imagens, animações, layouts personalizados, elementos interativos e também outras opções;
  • Texto: similar ao banner, no entanto são anúncios em forma de “caixa de texto”, que incluem um título, uma descrição, o nome da empresa e ainda uma URL específica;
  • Gmail: são anúncios personalizados dentro do Gmail. São visualizados diretamente na caixa de entrada dos usuários.
  • Aplicativo: é a publicidade que aparece especificamente em aplicativos para dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

O que é Power Editor e como ele pode ajudar?

Se você já cria anúncios de forma corriqueira com o Facebook Ads, mas gostaria de promovê-los com mais rapidez e praticidade, o Power Editor pode otimizar a missão. Ele é ideal para quem realiza campanhas simultâneas e precisa acompanhar mais diretamente a influência dos anúncios junto ao público.

“ Com o Power Editor do Facebook, é possível simplificar muitas das tarefas complexas associadas à veiculação de campanhas de anúncios em grande escala. Economize tempo com recursos, como a possibilidade de editar várias partes das campanhas de uma só vez. Além disso, você pode simplificar o fluxo de trabalho adicionando filtros que coloquem as informações mais importantes no local onde você precisa delas. Mesmo que esteja veiculando campanhas no Facebook, no Instagram e no Audience Network, você sempre terá o controle de todas as partes dos seus anúncios” , explica o Facebook.

A ferramenta pode ser vinculada como extensão no browser, com a possibilidade de criar anúncios variados, casados ou separados. O recurso também oferece formas de criar anúncios segmentados, compará-los entre si e até dividi-los para públicos-alvo diferentes.Com o Power Editor, o anunciante tem mais flexibilidade no post dos anúncios do que se fizesse uma postagem diretamente na fanpage, podendo até em unificar as páginas em um só lugar.Com definição de horários para anúncios, configurações de acordo com a plataforma (Android ou iOS, por exemplo) e definição de lances e preços para as divulgações, o Power Editor é totalmente flexível ao anunciante e super prático.

Otimizando campanhas com o Facebook Ads:

  • Investimento diário: Ao optar pelo formato de investimento diário em campanhas, o anunciante consegue obter um controle maior da exibição do anúncio, do público-alvo que interage com a propaganda e da relação entre a exibição do anúncio com as compras feitas pela plataforma que ofereceu o serviço. Esse olhar diário é importante para verificar se o valor fixo exigido pelo anúncio está sendo cumprido à risca. Também ajuda em planejamentos de anúncios futuros de média a longa duração, dependendo, claro, das mensurações feitas durante as exibições e também da qualidade exigida pelo próprio anunciante.
  • Segmentações duplas no início: Mesmo que os anúncios sejam amplos no início, é importante, com o passar do tempo, praticar a segmentação dupla. Motivo? A visão do anunciante se amplia para o modo de anunciar, onde anunciar e ainda para o público que verá o anúncio e que também irá adquirir produtos e serviços.
  • Teste A/B: Para quem deseja anunciar no Facebook Ads, saber fazer o teste a/b também é imprescindível. Isso porque ele ajuda a manter um planejamento organizado da campanha, avaliar se a ferramenta consegue relacionar o custo benefício do anúncio com a quantidade de exibições e até aperfeiçoar o retorno sobre investimento (ROI) da empresa. Se for feito constantemente, o teste melhora a performance dos anúncios realizados.

Vale à pena investir no Facebook Ads?

É importante ter a consciência que o sucesso com Facebook Ads é um processo constante. Resultados positivos são conquistados à medida que testes são realizados e melhorias constantes são feitas. Com bilhões de usuários, as possibilidades de crescimento da sua marca, o engajamento social e o retorno sobre investimento no Facebook são muito grandes. Mas, antes de qualquer coisa, é preciso ter clareza sobre qual a sua posição da sua empresa e do seu negócio no mercado, quem é o seu público e como você deseja se comunicar com ele.

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