Selo Abradi

O que é um ebook?

Provavelmente você já sabe o que é um ebook. Mas, só para deixar claro: um ebook é um electronic book, ou seja, um livro eletrônico que pode ser baixado ou comprado através da internet. Preferidos por pessoas que querem um conteúdo de acesso mais rápido e prático, além de leve, os ebooks, hoje, são uma importante ferramenta para o inbound marketing.

Por isso, muito cuidado na hora de decidir sobre o quê, quando e onde você irá fazer o seu ebook. Pois um conteúdo desnecessário para o seu público pode acarretar em uma imagem negativa para a sua empresa.

Qual é a importância de um ebook?

Um ebook é uma excelente oportunidade para a sua empresa demonstrar todo o seu conhecimento sobre o mercado em que ela atua. Isso é muito importante para a sua relação com seu público, já que demonstra sua perícia nos assuntos e promove uma imagem de autoridade e confiança.

Além disso, com um ebook, é possível organizar o conhecimento e conteúdo da sua empresa sobre determinado assunto de uma maneira mais padronizada e acessível, podendo ser utilizado inclusive internamente.

Apesar de ser um processo mais demorado e trabalhoso, um ebook é uma excelente ferramenta para ser incluída na sua estratégia de marketing digital. Isso porque, ele é uma ótima fonte de conhecimento para o cliente conhecer não somente sobre o mercado, mas também como a sua empresa se relaciona e age dentro dessa esfera.

Por isso, é importante que ele seja feito com todo o cuidado. Inclusive para evitar que informações erradas sejam transmitidas para seus consumidores. Isso poderia resultar em uma imagem negativa para sua empresa e difícil de ser revertida, principalmente com a agilidade das redes sociais. Assim, como agência de marketing digital, nós somos extremamente cuidadosos ao criar um ebook. Mas é importante que o cliente participe de cada etapa do processo. Até porque, você é quem mais entende do negócio onde atua.

Qual é o benefício de possuir um ebook?

Além de ser um conteúdo exclusivo e possuir um peso diferenciado na sua estratégia de comunicação, por apresentar um processo mais longo e demorado de criação, o ebook traz diferentes benefícios para sua estratégia de marketing digital.

Ele é, por exemplo, o meio ideal para demonstrar o domínio que sua empresa possui sobre determinado assunto referente ao mercado em que atua. Isso transmite mais autoridade para a sua imagem, reforçando a confiança que o seu consumidor tem em sua marca ou seu produto.

O ebook ainda é uma maneira de demonstrar uma preocupação da empresa com o público, principalmente ao compartilhar um conhecimento que antes era de nicho e mais exclusivo para os seus consumidores. Esse conhecimento os torna mais preparados para lidar com o mercado e as empresas que o compõem. Por isso, é importante que o seu ebook tenha um conteúdo verídico para não arranhar essa confiança que o consumidor já possui em você.

O conteúdo ideal para um ebook

O conteúdo perfeito é aquele que ajuda o seu consumidor a resolver um problema ou compreender mais sobre um determinado assunto. Exatamente por isso, a sua empresa deve estar ciente de quais assuntos devem ser abordados incialmente. Como uma agência digital, nós, da Agência 242, podemos auxiliar nesse processo de selecionar os temas mais interessantes para o seu público e transformá-los em ebooks que ajudem os seus consumidores.

É ideal ainda que, com o passar do tempo, a sua empresa atualize seus ebooks publicados, por exemplo fazendo uma revisão e acrescentando novos conteúdos. Assim, seus ebooks estarão sempre em dia, o que reflete de forma positiva na imagem da sua empresa.

A produção de um ebook

Formular um livro eletrônico é um processo trabalhoso e muito demorado. A Agência 242 é especialista em ajudar nessa formulação, já que exige uma extensa pesquisa, criação, revisão e também diagramação do seu ebook antes de ele ser publicado.

Isso é extremamente importante, já que um conteúdo mal construído acaba por dificultar a leitura e afastar o seu consumidor, que provavelmente acabará por procurar outra empresa que consiga ajudá-lo a se informar melhor e a solucionar seus problemas.

Além das informações que a sua empresa possui, sempre é interessante utilizar diferentes formas, o que torna o seu material muito mais relevante, rico e interessante e que instiga o seu público a baixá-lo.

A divulgação do seu ebook

A Agência 242 possui excelentes ferramentas para ajudar em sua divulgação, como por exemplo uma landing page. Com o único propósito de hospedar a divulgação do seu ebook, nós criamos um conteúdo exclusivo focado em seu conteúdo e como ele irá ajudar o seu público, apresentando uma razão para que ele baixe o seu livro.

Fora isso, uma landing page também deve contar com uma navegação simples, direta e intuitiva. Por isso, é essencial que você utilize o serviço de uma agência digital como a Agência 242. Além disso, uma landing page combinada com o seu ebook pode ser utilizada para gerar mais leads para a sua empresa.

Afinal, fica muito mais fácil obter dados de contato do seu público-alvo quando ele está disposto a trocá-los por um item interessante e que o ajude. Essa troca facilita muito o processo de captação de leads.

Depois de criar a sua landing page, a sua empresa deve divulgar o seu ebook. Neste momento, entram as redes sociais, que possuem um custo mais baixo e atingem um público muito mais segmentado, além de serem mais práticas na hora de mensurar os resultados. Contar com o conhecimento e as habilidades específicas da nossa agência digital é fundamental para que o lançamento e a utilização do seu ebook superem as suas expectativas e, mais importante, sejam fundamentais para o relacionamento entre a sua empresa e o seu público-alvo.

Investir em um ebook pode ser um excelente complemento para as suas estratégias de inbound marketing e também para melhorar a sua presença digital e no mercado, transformando a sua empresa em referência em uma voz com autoridade perante o seu público.

Consultor de Marketing

Fale agora com um Consultor Especialista em Marketing Digital

*Campo de preenchimento obrigatório