Design gráfico e sua importância

Por Graziela Ramos
Blog | 15.01.2018
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importância design gráfico

O design gráfico na vida de todo mundo

O design gráfico permeia o mundo todo. Desde aquela placa de trânsito até aquele refrigerante, tudo gira em torno do design gráfico e suas inúmeras subdivisões. Por exemplo, a placa de trânsito precisa ser concisa e de rápida compreensão, afinal ninguém vai diminuir a sua velocidade em uma rodovia para ler um textão de placa.

Por isso, normalmente, a placa é de fácil compreensão mesmo para quem não é nativo daquela região. Adaptar uma ideia universal em um pictograma numa simples placa capaz de evitar acidentes é uma das tarefas do designer gráfico. Não só em placas de sinalização, mas, hoje em dia, tudo com o que você interage teve a mente criativa de um designer por trás.

Sabe aquele infográfico lindo? Design gráfico. Aquela peça maravilhosa daquela marca? Design gráfico (e mais um monte de outras pessoas é verdade, mas ele estava lá).

Aliás, só para esclarecer, uma vez que muita gente ainda confunde. De forma simples e direta: design é o que é feito, designer é quem faz. Então nada de chegar na sua agência e pedir um projeto revolucionário de designer.

Relevante e nunca fora de moda, o design gráfico é o responsável por deixar a sua informação mais agradável e de fácil compreensão para o seu público, por isso a sua importância. Quer mais?

O design gráfico na agência da publicidade

O exemplo mais clássico da utilização dos nossos amigos designers está em uma agência de publicidade. Aqui, o design gráfico é responsável por dar ordem visual e facilitar a leitura e interpretação do que está querendo ser passado.

Mas você quer saber para o que mais o design gráfico pode ser utilizado? Sabe aquela embalagem de refrigerante simples, elegante e extremamente chamativa que você vê quando vai ao mercado? A culpa é do design. Ou aquele site onde tudo é fácil de achar e agradável aos olhos? Foi um designer também – mas dessa vez UX.

Além disso, o design gráfico ainda é o responsável por manter a imagem do seu logotipo sempre impecável e bem cuidada. Uma ferramenta extremamente importante, concorda?

Porém, o design gráfico é uma parte essencial não só das agências de publicidade, mas também é considerado uma ferramenta indispensável para o marketing de conteúdo, mídias sociais, etc. e etc.

 O design gráfico também vale para as redes sociais

Uma postagem no Facebook com imagem ou vídeos é mais eficiente para atrair a atenção do público. Isso porque, essas mídias sociais, em sua maioria, são mais visuais. E também é mais fácil chamar a atenção do seu consumidor, mesmo quando ele está descendo loucamente a sua tela, com uma imagem do que com um texto ou um post patrocinado sem graça.

Como efeito cascata, o consumidor clica, visualiza, curte e compartilha. Olha aí a sua empresa ganhando uma divulgação orgânica. Isso pode ajudar a gerar mais leads e vendas. Faça as imagens e o design trabalharem a seu favor.

O preço justo e seu retorno

Convencido da importância que um bom uso do design gráfico pode trazer para a sua empresa? Se a sua desculpa para procurar um profissional ou equipe adequada – ao invés de chamar aquele sobrinho que brinca com o Photoshop de vez em quando –, é que o serviço é muito caro, fica aqui um questionamento:

Quando você precisa de um cardiologista, você questiona o preço que ele te passa? Pois então, um projeto bem feito e executo de design gráfico resolve muitos problemas, ao invés de trazer mais. Você evita refazer o projeto, além do que é a reputação e a marca da sua empresa que estão em jogo quando você apresenta uma imagem de má qualidade para o seu público.

Por isso, o seu profissional de design gráfico deve ser bem tratado. Ele é uma parte indispensável do processo de levar a mensagem e se fazer entender perante o seu público consumidor. Fora que, sejamos sinceros, ninguém vai dar atenção para aquela arte meio estranha. Por isso, nada de contratar seu sobrinho para fazer o trabalho.

A não ser que ele seja muito bom. Aí é outra história…

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