Design, estúdio de design e referências

Por André Di Francci
Blog | 19.01.2018

Design é a arte de criar formas, funcionalidades e identidades visuais agradáveis, itens que fazem parte do dia a dia de um estúdio de design. Um designer profissional trabalha para manter singularidade visual de um produto, serviço ou até mesmo uma marca. Principalmente marcas de grande exposição ao público, é necessário ter uma imagem que represente os valores da empresa. Mesmo pequenas empresas ou até startups que estão em busca do sucesso, precisa de uma identidade visual.

 

O que é Design e para que serve um estúdio de design?

Toda parte visual, estética e representativa é desenvolvida por um designer ou um estúdio de design. O design serve para manter uma singularidade representativa de uma marca. Ou seja, serve para você se comunicar visualmente com seu público de acordo com um posicionamento estratégico de valores que a sua empresa defende. O design, como mercadológico, leva os seus produtos e empresa a se destacar da concorrência. Esse é apenas um dos benefícios. Mas o trabalho de um designer é solucionar um problema visual e estético de uma empresa.

Inicialmente um designer ou um estúdio de design levanta informações sobre a empresa, valores culturais e organizacionais que a empresa defende, e após um estudo aprofundado baseado em referencias e experiência de mercado, elabora a construção visual da marca. O design gráfico de uma empresa é muito importante para o sucesso da mesma.

Toda empresa precisa de uma imagem que a represente. Um logo. Em paralelo com o logo, são criados toda a parte de papelaria e estruturação digital da empresa para melhor manter a identidade visual da empresa. São criados peças gráficas como: cartão de visita; papel timbrado; crachá; design para interior; entre outras necessidades. As peças digitais são: criação de site, hotsite, blog, social media (Facebook, Instagram e Linkedin são as básicas) e uma exemplificação de postagem em mídias como Google Adwords, Facebook Ad, entre outros.

 

Benefícios de uma marca forte e sua identidade visual

Um estúdio de design é responsável por levar uma marca a conversar da melhor forma possível com seu público através da sua imagem corporativa. Os benefícios de contratar os serviços de um bom estúdio de design são inúmeros. Por exemplo. Sua empresa pode não vender como suas metas são planejadas, o problema pode ser a embalagem do seu problema ou mesmo a identidade visual não dá a singularidade. O design manterá essa unidade visual. Mudará a embalagem para fazer parte do guarda-chuva de produtos da sua empresa, sempre com a unidade visual. Caso sua empresa seja novata e não tenha um design apropriado, suas vendas não cresceram. Visual vende, só venda aquilo que lhe é bonito. Um bom designer vai deixar seus produtos e sua empresa “vendáveis” esteticamente. Uma marca forte, com uma identidade visual forte e sólida é capaz de elevar as vendas e aumentar o capital.

Todo designer precisa se manter informado no mercado e novas ferramentas de trabalho. Para isso, eles acompanham constantemente as tendências e novas ferramentas da tecnologia. Pensam no posicionamento da marca nas redes sociais também. São profissionais completos para entregar os melhores resultados.

 

Onde os designers da 242 buscam referência?

Separamos algumas plataformas em que os designers da Agência 242 buscam referências para se inspirarem.

 

Behance

O Behance é uma plataforma de portfólio online. Grandes estúdios de design e profissionais premiados e prestigiados utilizam a plataforma para compartilhar do seu talento e conhecimento para o mundo todo. Muitos designers mantém um portfólio online no Behance. Os designers da 242 acompanham constantemente as atividades na plataforma, suas novidades e novas tendências de mercado para se manterem atualizados com o que está saindo de bom no mundo do design.

 

Dribbble

O Dribbble é uma plataforma social para designers. É totalmente voltado para o mercado criativo e seus profissionais. Porém, só consegue fazer parte da plataforma quem é convidado por algum integrante. Ou seja, você precisa ter um networking relativamente bom para fazer parte do grupo social da plataforma Dribbble. Vale a pena buscar referências na plataforma, principalmente se você busca por tutoriais e ver como foi feito algumas artes.

 

Instagram

O Instagram mesmo sendo uma rede social global, para todo mundo, independente da profissão ou cargo, tem muitos estúdios de design e designers que postam trabalhos legais na sua timeline. Além de conseguir acompanhar grandes marcas com identidades visual fortes e como eles se relacionam com seu público com mensagens dentro do seu feed.

 

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