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Selo Abradi

O YouTube é considerada a plataforma de vídeos mais acessada do mundo. De acordo com levantamento realizado pelo próprio YouTube Insights, só no Brasil foram registrados mais de 35 milhões de pessoas cadastradas nos últimos 2 anos.

Já em todo o mundo, há mais de um bilhão de usuários cadastrados, o que representa praticamente um terço do número de pessoas conectadas em toda internet. Incrível, não é mesmo?

Neste cenário, produzir um conteúdo de YouTube se tornou uma boa pedida! Afinal, quem é que na hora do aperto não busca aquele tutorial básico no YouTube? Não é mesmo!

Considerada a rede social do momento, a plataforma é a queridinha dos influenciadores digitais e de quem deseja produzir informação relevante e diferenciada na internet!

Mas, será que é só fazer um vídeo e pronto?

Estamos aqui para dizer para você que definitivamente, não! Um bom conteúdo de YouTube precisa ter planejamento, roteiro e ideias alinhadas para que a compreensão de quem está assistindo seja máxima e não causem mais dúvidas.

Como produzir conteúdo de YouTube de qualidade?

  • Se você quiser se tornar um YouTuber e/ou produtor de conteúdo e, transformar o material que produz em referência, precisa estar atento a alguns fatores importantes:
  • Mantenha sempre uma linguagem de fácil compreensão, utilize a linguagem coloquial ou informal, o uso de muitas gírias pode provocar estranheza para o telespectador;
  • Demonstre confiança no que você fala, passar segurança demonstra domínio no assunto;
  • Não tenha vergonha da câmera, demonstrar insegurança pode deixar o leitor duvidoso em acompanhar o seu canal;
  • Seja claro e objetivo, não faça vídeos muito longos e não demore a chegar ao principal assunto.

Conheça o seu público

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender exatamente sobre o que você fala. Seu tema é marketing digital? Você quer falar sobre o seu negócio? Setor imobiliário? Construção civil?

Quando decidi-lo, analise o seu público-alvo e faça uma pesquisa de mercado. Quem você quer atrair? Somente a partir da análise do seu público alinhada ao seu objetivo, será possível definir o direcionamento e abordagem utilizada.

Planejamento

Ao decidir criar um canal no YouTube, é importante possuir planejamento. Afinal, o comprometimento passa a ser não somente consigo mesmo, mas também com a sua persona – ou seja, a pessoa que você busca conquistar.

Para ganhar visibilidade, acessos e um público fiel, é preciso manter uma periodicidade em suas postagens. O ideal, é publicar de um a dois vídeos por semana.

Além disso, pelo menos uma vez ao mês, é importante separar um momento para compreender quais serão os temas discutidos semanalmente. Portanto, separe momentos específicos para elaborar e gravar o seu conteúdo.

Roteiro

Assim que estabelecer o seu planejamento e o conteúdo de YouTube a ser produzido, é necessário estar atento ao roteiro. Mas afinal de contas, por que ter um roteiro é importante?

Caso você opte por puxar o conteúdo da memória, a sua linguagem pode não apresentar objetividade. Devido a isso, o vídeo pode ultrapassar muito mais tempo do que o planejado, fazendo com que ele se torne cansativo.

Os 30 primeiros segundos do vídeo são essenciais na produção do conteúdo de YouTube. Não se prolongue ao apresentar o seu tema, isso pode fazer com que as pessoas desistam dele antes de sequer ser introduzido ao assunto.

Quais são as características de um bom roteiro?

Se você está iniciando o seu canal agora, opte por vídeos curtos. Com o tempo, você pode optar por prolongar seu material para 3 a 5 minutos. Mas, por enquanto, prenda-se no espaço de 1 minuto e meio a dois minutos.

Anote as dicas abaixo:

  • Utilize frases curtas e coerentes;
  • Converse com seu público;
  • Cuidado com os erros de português.

Além disso, use expressões como “nós” e “a gente”. Afinal, é preciso criar identificação com quem está assistindo. Seja um contador de histórias e demonstre que está feliz em produzir aquele conteúdo.

Estude o seu conteúdo

Após elaborar o roteiro, revise e estude o seu material. Não pense que o roteiro será somente um direcionamento para o que você irá dizer.

Portanto, se possível, peça para outras pessoas te ouvirem ensaiá-lo. Em seguida, questione se eles estão entendendo a ideia principal e peça para que expliquem para você o que foi dito.

Embora pareça algo cansativo, para quem está começando a produzir um conteúdo de YouTube, a iniciativa pode servir como um pontapé inicial para ganhar confiança e objetividade na fala.

Agora é só gravar!

Mas lembre-se de se certificar de que o áudio e o vídeo estejam ajustados para que todos possam ouvir. Nesta hora, é importante contar com a ajuda de pessoas especializadas na produção de um conteúdo de qualidade.

Com a ajuda de uma agência de marketing digital, além de ter um media training para auxiliá-lo a se portar melhor diante das câmeras, terá uma equipe de primeira linha para ajudá-lo a gravar, editar e postar o seu conteúdo.

Para isso, a Agência 242 apresenta cases de sucesso e projetos baseados em análise de indicadores com aprofundamento e participação ativa de seus clientes e parceiros no processo de desenvolvimento.

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