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Selo Abradi

Maior rede social do mundo, o Facebook tem hoje mais de 2 bilhões de usuários. O crescimento chega a 16% por ano, números maiores que muitos países. É um continente dentro do mundo digital.

Estar nesse mundo paralelo é de grande significância. Quem não marca ponto no Facebook, não existe para uma parcela significativa da população.

Mas estar no Facebook não significa fazer um post, publica-lo e acompanhar as reações que ele provoca nos seus seguidores. Acredite, essa é a parte fácil.

Estar no Facebook significa gerar engajamento, administrar as interações com a sua página, monitorar compartilhamentos, curtidas, comentários, visualizações, cliques em links etc.

Conteúdo de Facebook também tem que ter alcance!

Alcance significa compartilhamento. Um post compartilhado desencadeia efeito similar a um vírus, se espalhando em toda a rede social.

Mas e o conteúdo em si? O recheio do post?

Esse pode ser variado. Citações, perguntas, enquetes, dicas, vídeos, gifs e até mesmo memes (aquelas imagens engraçadas e com efeito viral), basta soltar a criatividade!

O importante é se destacar e falar ao seu público com uma linguagem que ele entenda. Uma fanpage comercial concorre com perfis pessoais. Sua marca vai competir, por exemplo, com aqueles vídeos de gatinho fofos que todo mundo adora.

As redes sociais criam modas e alguns temas acabam repercutindo mais que outros. Mas lembre-se que o mundo digital é rápido e a moda da manhã muitas vezes não emplaca nem na parte da tarde do mesmo dia.

É preciso acompanhar também a evolução da própria plataforma que se aperfeiçoa com o passar do tempo. Surgem novas funcionalidades, novas formas de publicar conteúdo e, principalmente, de interagir com os usuários.

A maioria dos administradores de páginas do Facebook deseja uma coisa: aumentar o engajamento em sua fanpage! O problema é que muitos empreendedores têm dificuldades em criar conteúdo que gera engajamento. Mas, usando as ferramentas certas, você pode virar esse jogo!

Engajamento, a palavra mágica

Gerar engajamento significa prender a atenção do seu público no seu conteúdo. Isso significa que a sua empresa ou marca tem a chance única de falar com o consumidor em tempo real.

Engajamento gera relacionamento e o chamado Branding fica bem palpável para quem pretende gerar ou ampliar o awareness da marca.

Acredite se quiser: curtida na página não é relevante e não gera retorno do investimento. Nesse caso, quantidade não qualidade. Ter 1 milhão de seguidores não vale nada se o seu conteúdo não é comentado ou compartilhado.

Se isso está acontecendo, você precisa rever sua estratégia. Conteúdo de Facebook tem que gerar mais conteúdo. Tem que engajar (sem medo de sermos repetitivos).

Fazer tudo isso demanda tempo, muito tempo. Alguns aplicativos podem ajudar, claro. Mas o primeiro passo é saber onde se quer chegar.

Antes disso, é preciso definir alguns passos:

  • Definir a persona de marketing
  • Mapear a audiência
  • Contextualizar o conteúdo
  • Planejar a periodicidade dos posts
  • Levantar temas
  • Produzir o conteúdo

Ficou difícil?

Pois é, sem esses passos prévios a produção do conteúdo de Facebook pode se complicar mais à frente.

Começando pelas personas ou “buyer” personas, que nada mais são que seus clientes ideais. Ideais mesmo! Aqueles perfeitos, personagens que representarão seu consumidor dos sonhos.

Para esse exercício, você deve ter o maior número de informações sobre seu público. Não apenas os dados demográficos, mas sim gostos, hábitos, hobbies, religião, orientação sexual, ideologia política. Tudo isso conta.

Pense no que essa pessoa quer para o futuro, o que faz pelo bem-estar da família. É um processo longo, de estudo detalhado de quem e como consume seu produto ou serviço.

Criada a persona, escolha o canal. Como estamos falando de conteúdo de Facebook, chegou a hora de pensar em quem vai gerenciar tudo isso e que cara esse canal terá, não só editorialmente como visualmente.

Cada detalhe conta e planejar quem produz, quem aprova, quem publica, é fundamental para evitar erros e ruídos.

Vale lembrar que a produção de conteúdo de Facebook deve levar em conta pessoas que conhecem a marca e as pessoas que nunca ouviram falar dela.

A escolha da plataforma

Escolher a rede social é essencial para uma boa estratégia de marketing. Cada rede tem sua característica e essas particularidades devem ser levadas em consideração. Não é legal, por exemplo, repetir o mesmo conteúdo em todas as redes.

Conteúdo de Facebook é uma coisa, conteúdo de Instagram outra coisa, conteúdo de Twitter outra coisa ainda e assim sucessivamente. O que difere as redes é o que vai diferenciar o seu conteúdo.

A Agência 242 agiliza todo esse trabalho para você, mapeando as personas e as necessidades da sua marca dentro do Facebook. São profissionais certificados, atendimento dedicado e cases de sucesso.

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