Conteúdo em áudio: tendência

Por André Di Francci
Blog | 07.12.2017

O conteúdo em áudio chegou para facilitar nosso consumo informativo

Conteúdo em áudio está chegando como tendência no mercado digital. Uma nova ferramenta de suporte ao marketing de conteúdo. Com a opção de acrescentar uma versão narrada do seu texto post, o áudio é similar ao de um locutor ou locutora de rádio.

 

Como um rápido PodCast, conteúdo em áudio oferece suporte ao marketing de conteúdo

 

Quem adora Podcasts e não tem muito tempo livre para leitura de todo conteúdo e informação que desejaria consumir, é uma ótima opção de praticidade e acessibilidade no conhecimento. Essa ferramenta foi baseada no contexto atual do comportamento social na internet e redes sociais. Somos bombardeados constantemente com conteúdo e informações. Mas não conseguimos absorver 100% do que nos foi apresentado, isso seria quase impossível. Qual o motivo? Simplesmente por não termos tempo e um único foco. Nossa atenção está constantemente dividia. Seja no transporte, no trabalho ou em casa.

O conteúdo em áudio chegou para facilitar nosso consumo informativo. Algumas empresas que já adotam essa opção em seu site ou blog, dizem que o engajamento e o tempo de permanência da persona em seu site aumentaram. Além de que um texto em média é consumido em cerca de 5 a 10 minutos de leitura, um áudio pode ir de 2 a 5 minutos para ser reproduzido. É informação rápida, de fácil absorção e direta. Como em um programa de rádio, porém você escolhe o conteúdo de seu interesse.

 

O Spotfy já trabalha com o “Ads for brands”. Uma plataforma de anúncios em áudio segmentado por país, região, idade, até gênero musical. Agora, divulgado recentemente, a plataforma de streaming lançou o Spotfy Ad Studio, onde empresas e anunciantes podem criar, editar e veicular seus anúncios para atingir público-alvo e usuários da plataforma.

 

Outra empresa que está inovando na criação de conteúdos em áudio é a Vooozer. Startup exclusiva para geração de áudio posts, monitoramento de resultados e plataforma de gestão. Mais uma ferramenta que pode ser considerada com o conceito MARTECH. Além de oferecer planos de narração quantitativos, oferece a opção de integração entre plataformas. Uma verdadeira facilidade para marketing de conteúdo em áudio.

 

Algumas vantagens do conteúdo em áudio

 

Geração de Leads

Através do conteúdo em áudio, seu blog pode incentivar a geração do lead. É fácil de aplicar na prática. Antes de apertar o play do conteúdo, o leitor é convidado a preencher o seu e-mail para ter acesso a reprodução do texto. Após preenchido, ele terá o conteúdo disponível e um lead a mais será gerado para sua lista de contatos. Perfeito para aumentar seus contatos para vendas, sua lista para criação de campanha de e-mail marketing, entre outros.

 

Monitoramento do lead

Após o lead ter entrado na sua lista de contatos, você pode monitorar todo o caminho percorrido por ele em seu blog. Desde quantos minutos permaneceu na página, até quais os assuntos que mais o chamou sua atenção. Quais cliques ele deu no site, ou quantos minutos ele consumiu de áudio post. Pode facilitar para identificar em qual estágio do funil de vendas ele se encontra. Acaba por ajudar na percepção e oportunidade de venda, sendo localizado o melhor momento e que tipo de abordagem comunicacional ele está aberto a receber.

 

Variedade

Com conteúdos postados também em áudio, seu blog oferece uma opção mais prática de consumir a informação. Pode levar credibilidade e transparecer variedade em suas postagens. Assim seus visitantes e leitores vão poder aproveitar o máximo de informação que você tem para transmitir. Aumentar a variedade de posts e formatos de consumo, aumenta os índices de engajamento em seu blog, além de aumentar também a preferência de busca em informação. Seu blog pode ranquear legal no SEO do Google.

 

Engajamento e acessibilidade

Com a praticidade de ouvir o áudio post em qualquer hora, o leitor fica mais tempo navegando pelo blog. Explora as páginas do site e consome conteúdos de forma mais rápida e acessível. Pode consumir em qualquer lugar, basta ter um fone de ouvido e acesso à internet. Enriquece seu leitor com informação e gera mais engajamento na sua página. Além de engajar, leva acessibilidade à pessoas não visuais. Pessoas com deficiência visual ou que não podem ler em telas pois tem enxaquecas e dores causadas pela claridade, entre outros. O áudio post é acessível para todos.

 

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