Cocriação e inovação

Por André Di Francci
Blog | 27.11.2017

Cocriação e inovação

Cocriação gera inovação, e inovação é a mina de ouro do século 21. Grandes empresas de diversos segmentos deram seus primeiros passos rumo ao sucesso com apenas alguns rabiscos de ideias. Hoje estão entre as 500 maiores empresas do mundo. Muitos desses rabiscos iniciais são feitos sem um único centavo de investimento. Apenas com a boa e velha teoria do 99% transpiração e 1% inspiração. Criativos então se juntam com pessoas de boas ideias, habilidades e conhecimentos, para moldar uma startup ou um negócio inovador.

 

Cocriação pode ser a melhor aposta para criar inovações

 

Nesse universo do empreendedorismo de startup é comum encontrar boas ideias, mas com pouco capital para investimento. O empreendedores precisam literalmente se virar nos 30” para construir seu negócio. Daí surge a cocriação: junção de habilidades, conhecimentos e “permutas” para um fim maior.

 

A cocriação incentiva criadores de diversas áreas a se juntarem para criar um único propósito. Por exemplo: sua startup precisa de um app e divulgação nas redes sociais. Você convida um desenvolvedor e uma agência de comunicação digital para fazer parte do seu time. Em troca oferece algo além do dinheiro, pode oferecer uma participação nos lucros futuros, ou quem sabe até uma sociedade. Aquela famosa permuta que faz bem para ambos os lados da moeda. Além de ter todos os benefícios de uma campanha digital, você pode gerar interações acima do esperado com seus consumidores, através de um bom posicionamento de marcas nas redes sociais.

 

Existem projetos sociais e até grandes empresas que um dia utilizaram ou utilizam da cocriação para gerar inovação. Com pensamento de levar exclusividade para o mercado. Veja abaixo alguns exemplos bem legais.

 

Google

O Google é uma das maiores empresas revolucionárias do mercado de tecnologia e inovação. A empresa deixa disponível para todos um espaço de Co-Working para gerar cocriação fantasiada de inovação. Jeitinho Google de lidar com a sociedade e levar ainda mais novidades para a população mundial. Esse espaço se chama Campus Party, tem aqui em São Paulo, bem no coração da cidade e basta você se inscrever pelo site para ter acesso livre ao campus.

 

Papel & Caneta

Um projeto na área de comunicação que junta profissionais de propaganda e criativos para cocriar uma campanha em benefício da sociedade global. São diversos temas em diversos países. Já contou com a cocriação de mais de 100 profissionais para a criação de uma campanha de conscientização social. Vale a pena se juntar e acompanhar o projeto. No site papelecaneta.org é possível fazer o download para saber mais sobre o projeto.

 

Mesa & Cadeira

Na mesma pegada da área de comunicação, o Mesa & Cadeira é um projeto de cocriação para inovações de marcas e produtos/serviços. Basicamente, é colocado um briefing sobre a mesa e os participantes do projeto tem até 6 dias para solucionar o problema do cliente. Funciona assim: um líder na ponta da mesa, profissionais talentosos e um projeto. Para fazer parte basta se inscrever no site e torcer para te chamarem.

 

Coca Cola

A Coca Cola lançou em 2015 uma plataforma online para cocriação de ideias e soluções sociais. Quem quiser participar é só inscrever a sua ideia a partir de um mini briefing apresentado pela Coca Cola. As três ideias mais inovadoras e que solucionam o briefing apresentado, recebe um prêmio em dinheiro. Acompanhe as novidades no Coca Cola Open Up.

 

Fiat

A Fiat lançou um desafio aos seus consumidores: criar um carro do futuro. Essa estratégia de cocriação foi aceita por mais de 17 mil pessoas que ajudaram a desenvolver a ideia de um carro que atendesse o conceito futurístico. Você pode ver o resultado em um filme de 7 minutos que a marca lançou no Youtube:

 

Lego

Um dos produtos mais famosos e adorados por crianças de todas as idades desenvolveu, exclusivamente, um hotsite para ideias de KITS de LEGO para venda. Você pode montar diversas ideias de cenários, bonecos, cidades, profissões e até planetas inteiros com os LEGOS da empresa. Após essa cocriação, basta postar no site. As melhores ideias e as que chegam a 10 mil votos pela população mundial, é analisado pelos técnicos da LEGO. Se aprovado o projeto, o kit é fabricado, distribuído para o mundo todo. O cocriador do kit ainda ganha um percentual das vendas e os créditos de criador daquele kit. Legal né? Conheça mais o projeto em: LEGO

 

Esses são apenas alguns exemplos de empresas que utilizam da cocriação para geração de inovação. Uma estratégia que envolve consumidores e a sociedade para interagir com os negócios potenciais da empresa. Inovar e envolver seu consumidor para movimentar ideias e soluções globais, gera muito mais do que vendas. Pode gerar cultura social e estimula o pensamento criativo da população.

 

Tendência inovadora

A cocriação está em alta e a tendência é de crescer cada vez mais no mercado mundial. Inovação gera mais inovação. O pensamento empreendedor está presente em diversas pessoas ao redor do mundo e competir com a maioria delas é quase impossível. Dar espaço para cocriar com elas é uma maneira inovadora de gerar novos negócios. Um dado do IBOPE mostra que cerca de 60% das empresas já utilizaram cocriação para movimentar seus negócios. Os consumidores estão dispostos a fazer parte da criação de algum produto ou serviço em benefício da sociedade, com vínculo de uma grande empresa. A imagem da empresa em questão se torna positiva e pode atrair mais vendas com mais consumidores.

 

Gostou desse post? Então leia e acompanhe nosso blog. Compartilhe com seus amigos sua opinião e esteja aberto para a cocriação.

Tags:     , , ,

Compartilhe
Qual a importância do microambiente e macroambiente no meio digital?
5 técnicas de SEO para fugir de penalidades

Notícias relacionadas

Blog | 07.12.2017


Conteúdo em áudio: tendência

Conteúdo em áudio está chegando como tendência no mercado digital. Uma nova ferramenta de suporte ao marketing de conteúdo. Com a opção de [...]

Leia mais →
Agencia digital 242

Blog | 01.12.2017


Qual a importância do microambiente e macroambiente no meio digital?

No meio digital é preciso estar atento a todos os tipos de influências no mercado.   Este artigo tem como objetivo analisar o estudo do [...]

Leia mais →

Blog | 27.11.2017


Cocriação e inovação

Cocriação gera inovação, e inovação é a mina de ouro do século 21. Grandes empresas de diversos segmentos deram seus primeiros passos [...]

Leia mais →