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Técnicas de Business Intelligence

Business Intelligence (B&I) é um conjunto de técnicas para coletar informações ajudar na tomada de decisões por parte das empresas e seus departamentos. Para entendermos o que o Business Intelligence é, precisamos entender que suas siglas significam Business Intelligence, ou seja, é um processo de inteligência empresarial.

Esse processo de inteligência para negócios envolvem diversos dados e informações valiosas para sua empresa. Desde informações essenciais, até informações raras de se conseguir, como por exemplo:dados de persona, público alvo, análises e métricas de mídias, performance digital, estratégias que estão tendo ótimos resultados, entre outros fatores que otimizam informações para melhor avaliar os próximos passos da sua empresa.

Business Intelligence
Business Intelligence

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence é muito mais do que ferramentas e técnicas para coleta de dados. Vai além de departamentos internos e fatores externos da sua empresa. Business Intelligence é um processo que passa por diversas etapas até chegar na ponta do ice berg e assim entregar informações valiosas para desenvolver um trabalho de comunicação digital com mais chances de assertividade se comparado com um trabalho digital feito sem departamentos de inteligência trabalhando em conjunto. Inteligência de dados e informação é a nova mina de ouro do século vinte e um.

As empresas que tem Business Intelligence integrado aos sistemas e departamentos corporativos, tem grandes chances de desfrutarem maiores lucros sobre investimentos. Ou seja, Business Intelligence vai muito além da comunicação digital. É um processo de informação que engloba toda uma cadeia corporativa e sustenta de maneira abrangente os próximos passos para diversos departamentos.

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A importância do B&I

As chances de êxito em tomar decisões baseadas em informações e dados coletados por um departamento de inteligência de negócio, são relativamente maiores. Isso é fato. Agora vamos supor que sua empresa está prestes a lançar um novo produto. Sua empresa investiu capital, mão de obra, horas de trabalho com uma equipe especializada e investiu forte em campanhas de marketing.

Seu produto foi pro mercado e não retornou o investimento inicial que foi feito no produto. Bom, podemos dizer que foi uma tentativa falha de lançamento, pois estavam sem informações de valor. O Business Intelligence vai fazer exatamente o que essa empresa do exemplo deveria ter feito. Desde o começo do projeto, o departamento de B&I analisa as necessidades do consumidor, seus desejos, prepara o terreno para coleta de informações. Com esses dados, é possível saber, por exemplo, qual design de interface o usuário gostaria de navegar, ou qual cor seria mais atrativo para o target alvo para consumir o produto, entre outras coisas.

Dados

Análises

Estratégia
de Conversão

Público
alvo

Marketing Digital

Estratégias de Marketing Digital

Quer conhecer o marketing digital melhor antes de tomar qualquer decisão? Então vamos começar pelas estratégias. Qualquer plano de marketing digital é, normalmente, dividido em etapas: Conhecimento, Exploração, Tomada de Decisão, Compra e Engajamento. Cada uma delas se trata de um comportamento que os consumidores têm em comum durante todo o seu processo de compra. Essa jornada também é conhecida como Funil de Vendas.

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Conhecimento da marca

É aqui onde o seu público reconhece que possui um problema e começa a procurar uma solução. Nesta etapa é necessáriaa criação de um plano que irá guiar toda a sua comunicação.

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Exploração

Aqui, é o momento em que é analisado o mercado, seu público alvo e fazer curadoria de conteúdo para ter boas práticas na criação e desenvolvimento de conteúdos inbound marketing.

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Tomada de decisão

Após a exploração do conteúdo, vem a parte de tomada de decisão. É a etapa em que é analisada estrategicamente quais temas e conteúdos são mais compatíveis com sua marca e seu público alvo.

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Compra

Assim que definidos os temas e conteúdos, vem o momento da compra, é onde o seu público alvo toma uma decisão de compra através dos seus conteúdos de inbound marketing.

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Engajamento

A compra só é feita quando o público alvo está altamente engajado. Para isso o inbound marketing com conteúdo de valor é extremamente importante, tendo em vista que engajar é fundamental para concluir a compra.

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