5 técnicas de SEO para fugir de penalidades

Por Lucas Carrara
Blog | 21.11.2017

As técnicas de otimização de SEO na página e fora da página que violam as diretrizes do Google podem resultar em uma penalidade de classificação.

Melhor agencia digital em São Paulo, Agência 242

 

Neste artigo, iremos passar por 5 dicas para garantir que o seu site evite a temida “penalidade do Google”.

 

1 – Obter links relevantes e fuja dos tóxicos

A obtenção de links relevantes é essencial para a construção de SEO. Quanto mais naturais e orgânicos são os links, melhor. Por exemplo, quando um usuário ativo compartilha conteúdo de alta qualidade do seu site, você ganha um link (backlink), verifique que o site tem um conteúdo relevante.

Quando um site com conteúdos duvidosos cita o seu site, o Google começa a olhar para você com desconfiança – então você deve verificar regularmente seus links no Google Search Console para garantir que nenhum site “spam” esteja vinculando você. Uma maneira de verificar o “spam” de um link é verificando o resultado Spam usando a ferramenta SEMRush.

 

2 – Faça sua marca ser confiável

Uma das coisas mais importantes para o Google é garantir que as empresas listadas em seus resultados de pesquisa sejam empresas legítimas relacionadas às consultas de pesquisa de seus usuários.

É importante que você se encontre como uma marca original, oferecendo uma experiência de usuário perfeita para os visitantes do seu site. Você pode obter mais dicas sobre como fazer isso lendo Martech: 5 ferramentas para sua empresa.

Você também deve garantir que você compartilhe seu endereço físico. Você pode estabelecer isso com uma sólida presença de mídia social e citações consistentes com o mesmo nome, endereço e número de telefone. Combinado, isso será visto positivamente pelo Google e mostrará que seu site pode ser confiável.

 

3 – Cuidado com suas palavras-chaves

Abusar palavras-chave em um artigo é contra a política de rankeamento do Google. Usando a mesma palavra-chave repetidamente no conteúdo da sua página da Web ou nos elementos técnicos (como meta-palavras-chave) é uma das técnicas de SEO-black-hat mais comumente conhecidas e pode fazê-lo pode afetar negativamente o SEO do seu site.

Se você tem um desenvolvedor web interno ou terceirizado para o seu site, é importante verificar com eles e garantir que eles não estão envolvidos em nenhuma técnica de SEO fraudulenta. No passado, alguns webdev até tentaram preencher palavras-chave nas páginas e, em seguida, colorir a fonte de acordo com o mesmo, de modo que os leitores não pudessem vê-los. Isso pode ter enganado seu público, mas não o crawler do Google – e hoje em dia essa técnica levaria a uma penalidade no mecanismo de busca.

Mantenha a densidade de palavras-chave das suas páginas não mais de 2-3%, para evitar enchimentos e um possível penalidade do Google.

 

4- Não duplique seu conteúdo

Evite usar conteúdo duplicado a todo custo. O mecanismo de pesquisa simplesmente não indexará páginas que contenham conteúdo duplicado, pois confunde os pesquisadores.

Isso inclui não apenas publicar conteúdo duplicado em seu próprio site, mas, citar outros blogs ou linkar conteúdos que já estão em seu próprio site.

 

5- Não afunde seu texto âncora

O texto âncora relevante que está vinculado ao seu site pode resultar na classificação da página alvo alta no Google para essa frase-chave. Isso pode ser muito bom para o SEO. No entanto, o excesso de texto âncora também pode resultar em uma penalidade.

Por exemplo, vamos assumir que você vende cadeiras de escritório em São Paulo e quer classificar seu site em primeiro no Google para a frase “cadeiras de escritório em São Paulo”. Você decide visitar sites e fóruns e deixar um comentário com seu texto de âncora como “cadeiras de escritório em São Paulo” com um link apontando para o seu site. Se você faz isso muitas vezes você pode ativar automaticamente o algoritmo do crawler do Google que dará ao seu site uma penalidade.

 

Ainda existe uma grande dificuldade em analisar e estabelecer os problemas de seu site. Caso ainda haja alguma dúvida, a Agência 242 pode lhe ajudar a rankear seu site.

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