Crise impulsiona inovação no mercado de embalagens

Blog | 17.10.2016

 

Aptar - Proteo - DivulgaçãoPacote, embrulho, invólucro ou recipiente são termos relacionados ao conceito de embalagem, reinventado ao longo dos séculos a partir da evolução das necessidades humanas. Em qualquer país, o mercado de embalagens costuma ser um termômetro da própria economia, já que o crescimento ou a diminuição de pedidos às fábricas está intimamente associado à performance comercial de várias indústrias, como alimentos, bebidas, fármacos, perfuraria, cosméticos e artigos de higiene, dentre várias outras. No Brasil, a crise não reprimiu os lançamentos das empresas. Pelo contrário. O que houve foi uma adaptação: as inovações dos produtos ficaram concentradas no formato das embalagens, que passaram a ser maior ou menor, dependendo da demanda do consumidor.

Em segmentos específicos, como no de produtos solares, as tendências são promissoras, sobretudo para o próximo ano. No período das Olimpíadas, a Aptar Beauty + Home lançou no mercado em caráter de teste o Proteo (foto), conceito de embalagem em sachê transportável de 50 ml. “Realizamos uma pesquisa e identificamos que o consumidor gosta de embalagens maiores para manter em casa e versões menores do mesmo produto para levar consigo aonde for. Foi por essa razão que desenvolvemos o sachê de 50 ml”, explica a coordenadora de desenvolvimento de mercado da Aptar Beauty + Home no Brasil, Mirelle Orpinelli.

No estudo da multinacional, alguns dados são bastante curiosos: o nicho de protetores solares, por exemplo, está em alta no Brasil. Na pesquisa, 68% das pessoas ouvidas relataram usar algum tipo de creme ou loção protetora.  “Os fabricantes que olharem para além da proteção contras os raios ultravioletas poderão aumentar a participação de mercado, dado o interesse do consumidor: 25% estão interessados em proteção solar com benefícios antienvelhecimento, 23% em produtos faciais que atuem contra fatores ambientais como a poluição, e 20% desejam produtos que também protejam o cabelo e o couro cabeludo”, destaca Orpinelli.

Outra tecnologia que está revolucionando o mercado é a Bag on Valve (BoV), parecida com um aerossol, mas cujo conceito é airless. Com mais recursos, funcionalidades e maior proteção das fórmulas mais sensíveis, proporciona ao consumidor uma melhor experiência, já que o produto contido na embalagem – geralmente sprays, loções e gels – conta com funcionalidade em 360°, tem evacuação total e pulverização contínua.

GS e EuroMisty® – Mais dois produtos estão movimentando o setor: as bombas GS e o spray EuroMisty®. A primeira é uma pump de loção versátil que oferece diversas opções estéticas e benefícios funcionais. Feita a partir de um sistema modular que permite uma fácil personalização, ela também possui um sistema on/off de trava, que facilita o transporte.

Já a EuroMisty® oferece um spray de alta qualidade, com grande variedade de dosagens, insertos e atuadores que permitem uma ampla gama de combinações. A bomba é facilmente personalizável e tem a possibilidade de manipular até mesmo formulações mais difíceis.

Curiosidades – No estudo realizado pela Aptar, ficaram constatadas algumas peculiaridades: mesmo com a primeira queda nas vendas em mais de 20 anos, a indústria brasileira de cosméticos, perfumaria e artigos de higiene, famosa por não se abalar diante de instabilidades na economia, permanece muito forte. No segmento de protetores solares, 20% dos usuários brasileiros afirmaram usar produtos desenvolvidos especificamente para o próprio tipo de pele.

Ainda de acordo com a pesquisa, outros 23% se sentem seguros usando produtos de proteção solar para pele sensível, como sabonetes SPF, que mantém a pele protegida mesmo depois do enxágue do corpo.  Em 12 meses, 27% dos lançamentos de proteção solar na América Latina foram comercializados como sendo adequados para peles sensíveis, dos quais 66% eram voltados à categoria “kids”.

Aptar – Líder no setor global de sistemas dispensadores, a Aptar tem sede em Crystal Lake, Illinois, e possui plantas industriais espalhadas pela Europa, Ásia e Américas do Norte e do Sul. No Brasil, a empresa conta com unidades nos municípios de Cajamar e Jundiaí, em São Paulo, e em Maringá, no Paraná.

Com forte presença nos mercados de fragrâncias, cosméticos, cuidados pessoais, cuidados com o lar, alimentos, bebidas e farmacêuticos, a Aptar tem mais de meio século de expertise na criação e inovação de embalagenspara consumidores em todo o mundo. Focada nos acionistas com conhecimento proprietário, possui ainda know-how técnico, um amplo portfólio de produtos e 13.000 funcionários em 18 países.

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