COMO VENDER MAIS NA BLACK FRIDAY

Por Jeff Adm
Blog | 20.10.2015

A Agência 242 foi convidada pelo Google para acompanhar o evento sobre o Black Friday e Natal no Brasil. O evento, para agências convidadas, reuniu diversos dados e dicas para as agências e anunciantes aproveitarem melhor as datas.

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Em 2014 o Black Friday registrou um faturamento de R$ 1,1 bilhão no e-commerce, superou 2,2 milhões de pedidos, atingiu um tíquete médio de R$ 522 e contabilizou mais de 1,2 milhão de consumidores únicos. Sendo que 18% deles aproveitaram para fazer a sua primeira compra on-line. O tíquete médio também subiu, chegando a R$ 522 – uma elevação de 32% quando comparado com a média de R$ 396 do ano anterior

Segundo dados do Busca Descontos, empresa que criou o site BlackFriday.com.br, as categorias mais procuradas foram os eletrônicos, com 42% das vendas, seguidos dos artigos esportivos e lazer (15%). Depois apareceram informática (11%), viagens (10%) e moda (7%). Mas o evento inspirou varejistas dos mais diversos setores e tamanhos a criarem ofertas para a data. Destaque para as vendas de pacote de viagens, joias e suplementos alimentares.

“A Black Friday provou ser uma realidade mais do que consolidada no Brasil. O tão bem-sucedido evento deste ano levantou o consumo varejista do trimestre e derrubou alguns mitos ou interpretações de anos anteriores”, revela Fábio Coelho, diretor-geral do Google Brasil.

A Black Friday é uma campanha de vendas que ocorre na teoria em um único dia, sempre na última sexta-feira de novembro. Mas já em setembro, dois meses antes da data do evento, a busca do Google apontava o interesse dos brasileiros. A procura por “Black Friday” cresceu 70% em relação ao mesmo período de 2013. Na primeira quinzena de novembro, o volume de buscas pelo termo foi 300% maior ao compararmos com o mesmo período do ano anterior.

Em um momento de Crise, como o ano de 2015, muitos Brasileiros pressionados pelos altos preços, buscam cada vez mais oportunidades e ofertas para a data e também como uma forma de antecipar as compras de natal com ofertas e oportunidades.

O Black Friday se tornou uma ótima oportunidade para consumidores e para anunciantes, mas, deve-se lembrar também, que a concorrência no período é grande.

Pensando nisso, a Agência 242 Reuniu diversas dicas de como aproveitar melhor o Black Friday em 2015:

  1. Black Friday não é apenas um dia: Trabalhe a comunicação da marca com antecedência, na Black Friday, vale a máxima; Quem larga antes, sai na frente.
  2. Não menospreze a Quinta-feira: Em 2014 a Quinta-feira que antecede a Black Friday, houve o maior pico das buscas. Crie ofertas na quinta-feira e utilize a verba de forma estratégica. 
  3. Black Friday é a porta de entrada do Natal: aproveitar a data para ampliar as ofertas e as listas de remarketing é uma ótima oportunidade para atrair consumidores que buscam boas compras para o natal.
  4. As categorias mais buscadasnão são eletrônicos: Aproveite para incrementar o seu portfólio. Em 2014 os itens mais buscados foram; Pneus, Fraldas, Carros, esteiras elétricas, panelas, Patins e Skate.
  5. Crie oferta relevantes: Dê descontos e reais e crie senso de urgência nas sua ofertas. O consumidor espera por descontos que realmente valham a pena na data. Descontos atrativos farão toda diferença.

 

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