Cinco tendências de SEO para 2017

Blog , Publicidade | 10.01.2017

Pedro Hermano

Cinco tendências de SEO para 2017

Início de ano é sempre um momento interessante para reavaliar as estratégias de marketing digital. Aproveitando o clima de ano novo, o nosso diretor de criação, Pedro Hermano, reuniu cinco tendências de SEO para resultados surpreendentes em 2017:

1. Densidade do conteúdo

Muita gente confunde densidade com volume. No entanto, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Antigamente, os especialistas tinham o costume de inserir textos muito longos nas páginas. Mas isso acabava ficando sem sentido para quem realmente importava: o usuário. Era até bastante comum encontrar páginas com um alto volume de palavras, mas sem qualquer valor em termos de informação.

Diversos especialistas apontam que a qualidade do conteúdo impacta cada vez mais no resultado. Ou seja: é possível (e recomendável) escrever textos curtos, porém densos, mas que realmente façam sentido para o usuário. O objetivo é que ele permaneça na página. E fala a verdade: quando entramos na página e logo de cara tem aquele textão, dá uma baita preguiça, não é mesmo?

2. Imagem pessoal para alavancar marcas

Ter uma marca pessoal não é apenas para webcelebridades. Essa estratégia pode ajudar a promover empresas, produtos e serviços de maneira surpreendente – e, claro, alavancar a autoridade do autor, elevando a confiança e o engajamento do usuário.

Marcas pessoais consolidadas passam credibilidade, geram engajamento e, sem sombra de dúvidas, podem favorecer o crescimento do seu negócio. Inclusive, muitas empresas do mercado digital nasceram a partir de marcas pessoais bem trabalhadas.

3. A experiência do usuário será uma parte integrante do SEO

Para uma parcela cada vez maior de usuários, é intolerável se deparar a sites lentos, com erros ou falhas de navegação. Com isso, SEO está cada vez mais atrelado a UX e UI. Os buscadores, claro, estão bem atentos a isso.

Recentemente, o Google começou a mostrar um favoritismo claro em relação a sites com tempo de carregamento cada vez mais rápido, otimizado para dispositivos móveis e com uma boa experiência geral de navegação.

Se você quiser manter a sua página no topo do ranking em 2017, precisa investir pesadamente, e desde já, na experiência de usuário.

4. Seja mobile

Falando no Google, ele acaba de lançar o “mobile-first”, um índice que vai mudar a forma como o seu site é classificado nas páginas de resultados. Você provavelmente sabe que o Google rastreia sites de toda a internet para adicionar páginas ao índice, certo? Ele usa um bot (rastreador) para navegar como um visitante real, e seguir os links nas páginas.

No passado, o buscador mais famoso do mundo rastreava o site como um “usuário comum”, utilizando para isso um desktop.  Agora, no entanto, o Google vai rastrear os sites como um usuário mobile, via smartphone ou celular. Se os bots acharem que a sua página, por exemplo, não é amigável para usuários mobile, tem carregamento lento ou interface ruim, você definitivamente vai perder valiosas posições. É a própria morte (virtual, claro).

5. Fuja de regras

Algumas práticas de SEO estão consolidadas há muito tempo por especialistas e usuários. Mas, a melhor forma de saber como essas convenções impactam no seu site é, sem dúvidas, fazendo testes. Com a quantidade de ferramentas e informações disponíveis no mercado, a melhor maneira de obter sucesso em 2017 é testar todas. Então, a dica de ouro, paradoxalmente, é: não siga regras. E faça testes. Afinal, o mais importante é saber o que melhor funciona para o seu site.

 

Sócio-fundador e diretor de criação da Agência 242, Pedro Hermano é bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), se especializou em Branding e Planejamento Estratégico de Marcas na McGill University (Canadá), e é pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC).

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