Doria lidera número de menções no Twitter

Por Higor Gonçalves
Blog | 30.09.2016

indo-tw-242-postA três dias do primeiro turno das eleições municipais, a Agência 242, especializada em performance digital, divulga o cenário da corrida para a Prefeitura de São Paulo nos canais sociais da internet. Os dados foram obtidos entre 29 de agosto e 28 de setembro por meio da ferramenta Social Relationship Management (SRM), que registra, analisa e mensura referências feitas a partir de várias fontes online (confira a análise completa no final do post). Em virtude da possibilidade de sondagem das informações em tempo real, a análise da disputa eleitoral na capital paulista se concentrou em perfis de usuários no Twitter. A análise não é uma pesquisa eleitoral e não representa apoio a qualquer candidato.

No intervalo de um mês, a ferramenta registrou menções feitas pelas pessoas da cidade de São Paulo. O candidato João Doria, do PSDB, foi o mais citado pelos usuários da rede de microblogging no período, com 49% das menções. Em seguida, aparecem empatados os candidatos Fernando Haddad, do PT, e Marta Suplicy, do PMDB, com 20% cada um. Já Celso Russomanno, do PRB, surge na quarta posição, com 11% do total de menções. No quesito impressões, que é a quantidade de vezes que o conteúdo foi exibido (mas não clicado) na timeline do usuário, o tucano também sai na frente, com 80,6 mil. A candidata do PMDB aparece em segundo lugar, com 34,2 mil das exibições. O deputado federal do PRB figura na terceira posição, com 19,9 mil exibições. E o petista fica no quarto lugar, com 8,8 mil.

Quando o assunto são as visualizações, Dória também desponta em primeiro lugar, com 23,6 mil. Já Russomanno aparece na segunda colocação, com 15,4 mil visualizações. Marta Suplicy fica em terceiro lugar, com 13,3 mil. E Fernando Haddad surge na quarta posição, com 3,6 mil visualizações. Segundo dados da ferramenta SRM, os perfis de usuários do sexo masculino são mais ativos na menção aos candidatos. De cada 100 usuários que citaram Celso Russomanno, 69 eram homens e 31 mulheres. Dentre os que mencionaram Fernando Haddad, 66 eram do sexo masculino e 34 do feminino. Cenário parecido também acontece no caso de João Doria: de cada 100 usuários que se referiram ao candidato, 73 eram homens e 27 mulheres. A mesma situação acontece no caso de Marta Suplicy: 63 twitteiros que citaram a candidata peemedebista eram do sexo masculino, enquanto que 37 eram do feminino.

Hashtags – Palavras-chave usadas para marcar um conteúdo que será compartilhado nas mídias sociais, as dez hashtags mais populares no período de 29 de agosto a 28 de setembro foram, na ordem de menções: #GazetaEstadao (19,14%), #AceleraSP (13,86%), #DebateNaRecord (12,08%), #DebateSBTFolhaUOL (11,54%), #SPTV (10,64%), #OVotoNaRecord (9,21%), #Eleições2016 (8,05%), #Vote45 (6,89%), #Eleicoes2016 (4,38%), #VouDeHaddad (4,20%).

Social Relationship Management – Desenvolvida pela norte-americana Oracle, maior empresa de tecnologia e informática do mundo, a Social Relationship Management registra, analisa e mensura todas as menções feitas na internet. A partir da ferramenta, é possível saber a fonte online das menções: se posts ou comentários em páginas, grupos e eventos do Facebook; portais de notícias, blogs; posts e comentários em portais de vídeos; avaliações em fóruns de consumidores; tweets; dentre outros. A Agência 242 é uma das implementadoras oficiais da ferramenta no Brasil. “Os dados são capturados em tempo real e enriquecidos pelos comentários nas mídias sociais, aproveitando assim o grande valor dessas informações. A ferramenta tem contribuído para mensurar os resultados com mais eficiência, otimizando a criação de ações e campanhas”, destaca Pedro Hermano, sócio-diretor da Agência 242.

Segundo Hermano, a ferramenta pode rastrear a informação tanto nas mídias sociais, especificamente, quanto na própria internet como um todo. “Essa busca apurada tem o suporte de soluções de Big Data, que traçam inúmeras variáveis e fazem análises avançadas para entender a percepção e o sentimento das pessoas”, detalha. A ferramenta tem sido usada por empresas de diversos segmentos do mercado, por partidos e pelos próprios políticos. “A partir da análise é possível desenvolver estratégias baseadas nos sentimentos do público para criar mensagens mais adequadas e bem-sucedidas”, completa o publicitário.

Agência 242 – Formada por um time multidisciplinar de profissionais que unem criatividade e inovação na entrega de resultados exclusivos aos clientes, a 242 possui expertise nos segmentos de design, webdesign, performance digital, promoção e eventos, publicidade, relações públicas e social media.

ANÁLISE - Cenário da corrida para a Prefeitura de São Paulo nos canais sociais da internet

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